Ícone do site Jornal O Sul

Consumidor mais confiante com o mercado de imóveis

Na hora de comprar um imóvel, clientes assinam contratos que geralmente preveem irrevogabilidade, ou seja, que não podem ser desfeitos. (Foto: Freepik)

A Alphaplan Inteligência em Pesquisas divulgou o último Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário de Porto Alegre de 2017 com os dados coletados em outubro, novembro e dezembro. O IEMI do 4º trimestre ficou em 119,6 pontos, diminuição de 0,7% na expectativa geral do mercado da capital gaúcha em relação ao estudo anterior, que ficou em 120,4 pontos (julho/agosto/setembro). Apesar da leve redução, o diretor e economista do instituto de pesquisa, Tiago Dias, diz o resultado é positivo. “A boa notícia é que desde o meio do ano (maio/junho) este é o momento em que o consumidor tem registrado aumento de sua confiança no mercado imobiliário, acreditando que os preços aumentarão”, afirma ele.

Dias acrescenta, ainda, que o IEMI do 4º trimestre de 2017 é o segundo melhor da série desde agosto de 2015, quando a Alphaplan iniciou o estudo. “Em 12 meses, em 2016, registramos uma média de 97 pontos e em 2017 chegamos a 112,4 pontos em 12 meses”, observa. Segundo o economista, o ano encerra com todos os entes avaliados (incorporadores, imobiliárias/corretores e consumidores) em nível acima de 100 pontos, o que representa consumidores mais estáveis e corretores de imóveis e incorporadores otimistas para 2018.

Sair da versão mobile