Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Contas de energia elétrica seguem com taxa extra em outubro

Compartilhe esta notícia:

Melhora nos reservatórios das hidrelétricas levou à desativação de 21 termelétricas (imagem). Foto: Reprodução

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nessa sexta-feira que a bandeira tarifária para outubro continuará vermelha, significando um acréscimo nas contas de luz de 4,50 reais para cada 100 quilowatts/hora consumidos. Devido à necessidade de despacho das usinas térmicas decorrente da longa estiagem que afeta o País nos últimos três anos, o Brasil está na bandeira vermelha desde o começo de 2015, quando o regime de cobrança adicional entrou em vigor.

Com a melhora nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e a queda no consumo de energia, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) determinou no mês passado o desligamento de 21 usinas térmicas com potência somada de 2 mil megawatts médios. Com a saída do sistema desses empreendimentos com custos de produção de eletricidade superiores a 600 reais por megawatt/hora, a economia estimada pelo governo até dezembro será de 5,5 bilhões de reais.

Isso se refletiu em um desconto no preço da bandeira vermelha a partir deste mês. A mudança, aprovada pela Aneel no fim de agosto, reduziu o preço da bandeira vermelha de 5,50 reais para cada 100 quilowatts/hora consumidos para 4,50 reais. Ainda assim, a melhora na geração hídrica ainda não foi suficiente para fazer a bandeira baixar para a cor amarela, na qual haveria cobrança de 2,50 reais para cada 100 quilowatts/hora consumidos. Na bandeira verde, não há cobrança adicional. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Salários dos servidores estaduais será pago em parcela única na próxima semana
Advogados já preparam corrida ao Supremo para novos fatiamentos da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/contas-de-energia-eletrica-seguem-com-taxa-extra-em-outubro/ Contas de energia elétrica seguem com taxa extra em outubro 2015-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar