Ícone do site Jornal O Sul

Contesc consolida modal hidroviário para os setores produtivos do Rio Grande do Sul

Terminal de navegação interior para contêineres, inaugurado em Triunfo (RS) no final de 2016, movimentou mais de 11.885 TEUs desde o início de suas operações. (Foto: Divulgação)

O Contesc, terminal de navegação interior para contêineres, empresa do Grupo Wilson Sons, comemora evolução em 2017. De janeiro a julho, a unidade movimentou mais de 10.263 TEUs. Localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), o terminal foi inaugurado em setembro de 2016, e opera integrado ao Terminal de Contêineres do Rio Grande, que desde 2009 não recebia cargas nesta modalidade.

Com duas escalas semanais, às segundas e sextas-feiras, uma embarcação de 170 TEUs movimenta cargas de importação, exportação e cabotagem, que têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Serafina Corrêa, Triunfo, entre outras. Os principais produtos transportados são congelados, resinas, glicerina, utensílios domésticos, partes e peças, móveis e compensados.

Com o início da operação no Contesc no ano passado, o transporte de contêineres pelo Rio Jacuí foi retomado e os setores produtivos da região passaram a dispor de transporte multimodal (rodoviário e hidroviário) para o Porto de Rio Grande, uma opção mais eficiente e segura. Os clientes do terminal contam, ainda, com a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém do Contesc, gerando uma economia de até 20% no transporte de cargas.

A 360 km do porto do Rio Grande, o Contesc está localizado em uma região com grande potencial no Rio Grande do Sul, um mercado de 180.000 TEUs em um raio de 120 km. “Trata-se de um negócio altamente estratégico para o estado. Temos um modal no qual conseguimos criar e desenvolver projetos logísticos com redução de custos, com menor risco de avarias e com grande capacidade de diminuir a emissão de gases”, afirma o diretor presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Bertinetti ressalta ainda que hoje as operações provenientes do Contesc já representam 3% das cargas movimentadas no Tecon Rio Grande. “O desempenho do Contesc ratifica a necessidade por alternativas logísticas para o mercado e consolida o Tecon como um terminal multimodal, um dos únicos do Brasil a atuar em hidroviário, rodoviário e ferroviário”, finaliza o diretor presidente.

Sair da versão mobile