Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Contribuintes de Porto Alegre têm nova oportunidade para pagar o IPTU de 2025

Compartilhe esta notícia:

Aqueles que não regularizarem a situação estarão sujeitos ao processo de cobrança

Foto: Divulgação
(Foto: Giulian Serafim/PMPA)

Os contribuintes que ainda não pagaram o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025, em Porto Alegre, têm uma nova oportunidade.

A prefeitura enviou a mais de 150 mil contribuintes, através de e-mail cadastrado no sistema, a nova proposta de parcelamento. Aqueles que não regularizarem a situação estarão sujeitos ao processo de cobrança, que pode incluir negativação, protesto e cobrança judicial.

A adesão se dará com o pagamento da primeira parcela, que vence em 31 de março. A partir de abril, incidirá 1% de juros sobre o valor da parcela. Quem perder essa oportunidade, terá aumento da multa de mora de 2 para 10%, além da aplicação de juros de pelo menos 1% ao mês sobre o total devido.

“Esta é uma boa oportunidade para quem não aproveitou o prazo de pagamento sem juros. Quem perder este prazo, além de ter o nome inscrito em agências de proteção de crédito, também terá de arcar com encargos mais pesados”, explica a secretária Ana Pellini.

Os contribuintes que não receberam o e-mail com a guia da parcela podem solicitar o parcelamento pelo site da prefeitura ou emitir a guia de quitação pelo WhatsApp (51) 3433-0156 das 9h às 16h, selecionando as opções “Impostos e Tributos”, “Guias de Pagamento” e “Outras Guias”.

Imposto

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um tributo municipal cobrado anualmente pelos municípios brasileiros sobre a propriedade de imóveis localizados em áreas urbanas. Esse imposto incide sobre a posse de terrenos e edifícios, e é uma das principais fontes de arrecadação dos governos municipais.

O valor do IPTU é determinado com base no valor venal do imóvel, que é uma estimativa do preço de mercado da propriedade, e pode variar de acordo com o tamanho do imóvel, sua localização, a infraestrutura da região, entre outros fatores. Cada município estabelece suas próprias alíquotas e regras de cálculo, por isso o valor do IPTU pode ser diferente de uma cidade para outra.

O IPTU é utilizado pelos municípios para financiar serviços essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, segurança e limpeza pública, sendo uma importante fonte de receita local. A cobrança é feita anualmente, geralmente com possibilidade de pagamento à vista ou parcelado, e a falta de pagamento pode resultar em multas e juros, além de eventuais sanções legais, como o ajuizamento de dívida ativa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Bairro Ponta Grossa, em Porto Alegre, recebe mutirão de limpeza neste domingo
Programa “Pé-de-Meia”: primeira parcela de 2025 será paga a partir desta segunda
https://www.osul.com.br/contribuintes-tem-nova-oportunidade-para-pagarem-iptu-2025-em-porto-alegre/ Contribuintes de Porto Alegre têm nova oportunidade para pagar o IPTU de 2025 2025-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar