Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de novembro de 2021
Após auditoria abrangendo 2020 e 2021, foram identificados indícios de irregularidades em processos de gastos
Foto: TV BrasilDando continuidade ao trabalho da auditoria especial e da sindicância para apurar supostas irregularidades no uso de verbas extras e repasses na rede municipal de ensino em Porto Alegre, equipes da Controladoria-Geral do Município realizam, nesta semana, inspeções em escolas.
Segundo a prefeitura, o trabalho dos servidores designados inclui mapeamento das prestações de contas e também conferência da entrega e qualidade dos serviços prestados. A investigação tem caráter sigiloso e vai gerar um relatório conclusivo ao final do processo.
Por determinação do prefeito Sebastião Melo, a Controladoria-Geral do Município abriu uma sindicância na semana passada. A medida faz parte de um conjunto de providências adotadas ao longo deste ano para buscar mais eficiência à aplicação dos recursos e fortalecer a gestão da Secretaria Municipal de Educação.
Após auditoria ordinária abrangendo 2020 e 2021, realizada em julho, foram identificados indícios de irregularidades em processos de gastos. A pasta também realizou um levantamento de inconsistências e encaminhou denúncia para o órgão em setembro.
A análise preliminar motivou a abertura de uma auditoria especial, publicada no Diário Oficial em 29 de outubro, que investiga problemas nos procedimentos administrativos. Já a sindicância, que é um processo sigiloso e tem prazo de 60 dias, irá verificar a atuação de servidores e agentes públicos.