Ícone do site Jornal O Sul

Contundente, seguro e competitivo: Dorival Júnior renova astral do Brasil com vitória sobre a Inglaterra

A equipe de Dorival ainda terá o segundo jogo da atual Data Fifa, contra a Espanha, para mostrar suas credenciais. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Na estreia de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira, a canarinho venceu a Inglaterra em pleno estádio mítico Wembley e retomou o caminho das vitórias após quatro jogos. A Seleção demonstrou evolução, segurança e competitividade contra uma das equipes mais fortes da atualidade. Méritos para o novo treinador, que logo no primeiro desafio conseguiu resgatar o brilho no olhar do selecionado pentacampeão mundial.

A Inglaterra até teve mais posse e dominou as ações com a bola no pé, mas foi o Brasil quem teve as principais chances de gol. Além de uma falta cobrada por Foden, Bento praticamente não trabalhou. Do lado do ataque brasileiro, Vinícius Junior, Raphinha, Paquetá e Rodrygo perderam chances claras de abrir o placar ainda no primeiro tempo. Resultado de um time seguro, compacto e veloz na transição.

A dupla de zaga Fabrício Bruno e Beraldo, estreantes com a amarelinha, não sentiram a pressão e foram absolutos na defesa, que ainda contou com um toque de experiência de Danilo, na direita, e a vitalidade de Wendell, na esquerda. O sistema defensivo ainda foi beneficiado pelo comprometimento tático de João Gomes e Bruno Guimarães, incansáveis no meio de campo.

A dupla de volantes colecionou roubadas de bola e teve papel fundamental ao pisar no campo ofensivo, ao lado de Paquetá, para preencher os espaços gerados pela velocidade do trio de ataque. Sem um camisa “nove” de ofício, o Brasil foi mais móvel e veloz, o que privilegiou as características do trio ofensivo Vini, Raphinha e Rodrygo. E foi justamente em recuperação de bola e transição que o gol da vitória saiu.

Marcação ajustada, lançamento de longa metragem, velocidade e brilho de Endrick. Impacto imediato do “efeito Dorival”, que mesmo ainda sem encantar, resgata o orgulho brasileiro com apenas um jogo e cinco dias de treino. O 1 a 0 foi barato, mas o suficiente para o Brasil renovar seu ambiente, que vinha conturbado e cheio de desconfiança após derrotas amargas para Uruguai, Colômbia e Argentina, dentro do Maracanã.

A equipe de Dorival ainda terá o segundo jogo da atual Data Fifa, contra a Espanha, para mostrar suas credenciais. A partida acontece na próximo terça-feira (26), às 17h (horário de Brasília), em Madri, no Santiago Bernabéu.

Dorival está preocupado com a parte física dos jogadores e o descanso de todos.

“Temos que ter calma, é muito cedo. Teremos um jogo difícil e complicado daqui a três dias. A mesma equipe atuou ontem [sábado], com 24h a mais de descanso, por isso que precisamos repensar uma escalação para o jogo seguinte. Primeiro avaliarmos por completo nosso elenco e depois continuar a buscar com treinamentos, com uma condição que nos dê e facilite, a quem for a campo, tentar entrar e manter esse ritmo que apresentamos”, disse Dorival, após a vitória da Seleção Brasileira.

Próxima adversária do Brasil, a Espanha perdeu para a Colômbia na sexta-feira (22), por 1 a 0.

 

 

Sair da versão mobile