O grupo C da Copa América foi encerrado nesta segunda-feira (1º) em noite de reviravoltas emocionantes dos classificados para o mata-mata.
Grande favorito da chave, o Uruguai confirmou sua força e garantiu a classificação como líder com nove pontos conquistados. A segunda vaga ficou com a surpreendente seleção do Panamá.
Com a vaga praticamente assegurada, a Celeste bateu os Estados Unidos por 1 a 0, com gol de Mathías Olivera, e garantiu a primeira colocação da chave.
Os norte-americanos, que precisavam vencer para dependerem apenas de si pela classificação, foram do céu ao inferno rapidamente.
Isso porque, no outro jogo, o Panamá abriu o placar no primeiro tempo, mas sofreu o empate da Bolívia aos 24 do segundo tempo. A torcida da casa, em seu jogo, comemorou o gol no Arrowhead Stadium.
Naquele momento, a combinação de resultados dava a classificação para os Estados Unidos. Acontece que, na sequência, o Uruguai abriu o placar.
Para piorar a situação, 10 minutos depois, Eduardo Guerrero marcou o gol da classificação panamenha, que venceria a partida por 3 a 1 depois de gol de César Yanis.
Agora, as duas seleções aguardam a definição do grupo D. Nesse momento, a Colômbia, que lidera a chave, enfrentaria o Panamá nas quartas, enquanto o Brasil seria o rival do Uruguai. Os dois jogos ocorrerão no próximo sábado (6).