Ícone do site Jornal O Sul

Coreia do Norte deverá abrir fronteira para turistas estrangeiros em dezembro

Os voos internacionais que entram e saem da Coreia do Norte foram retomados no ano passado. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Norte retomará o turismo internacional para a cidade de Samjiyon, no nordeste do país, em dezembro, e possivelmente para o resto do país, informaram as empresas de turismo nesta quarta-feira (14). A medida é um sinal de que o país isolado internacionalmente está se preparando para reabrir as fronteiras para grupos maiores de turistas estrangeiros após anos de intensos controles de fronteira em razão da pandemia do novo coronavírus.

“Recebemos a confirmação de nosso parceiro local de que o turismo para Samjiyon e provavelmente para o resto do país será retomado oficialmente em dezembro de 2024”, disse uma empresa, com sede em Pequim, em seu site.

Os voos internacionais que entram e saem da Coreia do Norte foram retomados no ano passado e um pequeno grupo de turistas russos voou para a Coreia do Norte para uma excursão particular em fevereiro. Autoridades estrangeiras de alto escalão, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em junho, têm visitado o país. Mas a Coreia do Norte não está totalmente aberta a turistas internacionais desde 2020.

“Depois de esperar mais de quatro anos para fazer esse anúncio, a Koryo Tours está muito animada com a abertura do turismo norte-coreano mais uma vez”, disse a empresa, acrescentando que seu parceiro local confirmaria itinerários e datas nas próximas semanas.

A Coreia do Norte vem construindo o que chamou de “utopia socialista” em Samjiyon, uma cidade próxima à fronteira com a China, e “um modelo de cidade montanhosa altamente civilizada”, com novos apartamentos, hotéis, uma estação de esqui e instalações comerciais, culturais e médicas. Em julho, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, demitiu ou rebaixou alguns funcionários de alto escalão por terem lidado de forma “irresponsável” com seu principal projeto de Samjiyon.

Outra agência de viagens, também anunciou que os turistas poderiam ir a Samjiyon a partir deste inverno no Hemisfério Norte.

Sair da versão mobile