Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2021
Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos monitoram testes bélicos norte-coreanos
Foto: ReproduçãoA Coreia do Norte disparou para o mar um míssil balístico ainda não identificado, informaram nesta terça-feira (19) as forças armadas sul-coreanas, no mais recente teste bélico de Pyongyang.
O projétil foi lançado de um submarino, disseram os militares sul-coreanos. “Nossos militares detectaram um míssil balístico de curto alcance não identificado, supostamente um SLBM disparado pela Coreia do Norte”, disseram os chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul em um comunicado. SLBM é a sigla para Submarine Launched Ballistic Missile.
O projétil foi disparado ao mar ao leste da península. “Nossos militares estão monitorando de perto a situação e mantendo a postura de prontidão em estreita cooperação com os Estados Unidos, para se preparar para possíveis lançamentos adicionais”, acrescenta o comunicado.
A Coreia do Norte, que possui armas nucleares, testou nas últimas semanas mísseis cruzeiro de longo alcance, uma arma lançada de um trem, que qualificou de míssil hipersônico.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, cujo governo impulsionou um avanço rápido de sua tecnologia militar, culpou na semana passada os Estados Unidos pelas tensões geradas pelos testes com armas e negou ter intenções hostis. Seu país enfrenta sanções internacionais por seus programas de armas nucleares e balísticas.