Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de junho de 2022
O lançamento marca um ambicioso projeto espacial sul-coreano
Foto: Reprodução/TwitterA Coreia do Sul lançou, nesta terça-feira (21), o seu primeiro foguete espacial de fabricação própria. Batizado de Nuri, o foguete decolou da estação de Goheung, no Sul do país, às 7h no horário local (4h no horário de Brasília), e enviou satélites desenvolvidos por universidades a uma estação espacial.
O lançamento marca um ambicioso projeto espacial da Coreia do Sul, segundo o presidente Yoon Suk-yeol, e coloca Seul na linha de países asiáticos com missões espaciais avançadas, como China, Japão, Índia e Coreia do Norte.
“O lançamento é o produto de 30 anos de desafios monstruosos. Mas o caminho da nossa terra para o espaço foi inaugurado e, a partir de agora, os sonhos e esperanças de nosso povo e nossa juventude serão ampliados para o espaço”, declarou o presidente após o foguete ser lançado.
Logo após o lançamento, a embaixada dos Estados Unidos em Seul falou em “cooperação entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul no espaço”. Os dois países têm ensaiado também parcerias militares, em uma clara demonstração de força para a vizinha Coreia do Norte.