Uma portaria do governo federal proíbe voos e a entrada no Brasil de passageiros vindos do Reino Unido. A norma começou a valer nesta sexta-feira (25). A medida foi tomada porque há no país europeu uma nova variante do coronavírus.
O texto foi assinado pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e Eduardo Pazuello (Saúde). A portaria esclarece que nenhum voo cuja origem seja o Reino Unido pode se destinar ao Brasil.
“Fica suspensa, em caráter temporário, a autorização de embarque para a República Federativa do Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte nos últimos 14 dias”, diz a medida.
O Reino Unido é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
Demais estrangeiros
A norma não restringe a entrada de passageiros de outros países por via aérea desde que comprovem, por meio de teste, que não estão com Covid-19. O exame precisa ter sido realizado 72 horas antes do embarque. A exigência do teste negativo começará a valer no dia 30 de dezembro.
O exame terá de ser o RT-PCR, que identifica se o vírus está ativo no corpo da pessoa e se ela pode estar transmitindo a doença.