Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Agora 10 regiões gaúchas estão com bandeira laranja no mapa do distanciamento controlado e 11 com bandeira vermelha

Compartilhe esta notícia:

Ainda há alto risco na maior parte do Estado.

Foto: Governo do RS/Divulgação)
Ainda há alto risco na maior parte do Estado. (Foto: Governo do RS)

Ainda há alto risco na maior parte do Estado para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no mapa preliminar da 39ª semana do distanciamento controlado, divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (29).

A leve melhora em indicadores monitorados pelo sistema de análise de dados se refletiu no aumento de regiões em bandeira laranja. De quatro regiões em laranja na rodada anterior, o Rio Grande do Sul passou para dez. As outras 11 ficaram em vermelho. E, mais uma vez, não há bandeiras amarelas ou pretas (risco altíssimo).

Os principais indicadores que apresentaram alteração foram o número de pacientes confirmados com coronavírus internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).

Mesmo com esses dados, as cores do mapa preliminar continuam refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul.

Existe uma preocupação do governo em especial com as próximas datas comemorativas – 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval –, que costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos.

O Gabinete de Crise está avaliando as sugestões debatidas durante reuniões entre o governador Eduardo Leite e líderes religiosos na manhã desta sexta (29), no Palácio Piratini. Para reforçar as medidas de prevenção, principalmente evitar aglomerações, não está descartada uma atualização do decreto do distanciamento controlado, com novos protocolos.

Além disso, o governador vem chamando atenção para o fato de que a vacinação, além de atingir uma parcela ainda pequena da população gaúcha – 145 mil doses das 551,2 mil recebidas foram aplicadas até agora –, o efeito da imunização deverá levar tempo para ocorrer.

“A trajetória de redução de casos e internações no Estado só vai ser alcançada com a colaboração de todos, ajudando no distanciamento social, uso de máscara, higienização constante e evitando aglomerações. A vacinação será fundamental, mas levará tempo até que atinja um percentual da população capaz de gerar imunização. Portanto, o vírus seguirá circulando, e os cuidados precisam permanecer, para garantirmos com o comportamento da população o melhor antídoto”, afirmou Leite.

Cogestão

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para encaminhar a solicitação ao governo. O formulário on-line ficará disponível até as 6h de domingo (31) no link https://forms.gle/RHviZwLWChGQuVzQ9.

O número de recursos recebidos será divulgado em notícia no site do governo na manhã de domingo (31). Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise, e o mapa definitivo, divulgado também no portal de notícias às 16h30 de segunda-feira (1º). A vigência das novas bandeiras será de 2 a 8 de fevereiro.

Confira os protocolos próprios de cada região: https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional

Regra 0-0

De acordo com o mapa preliminar da 39ª rodada, 305 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 6,2 milhões de habitantes, o que corresponde a 54,8% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 130 municípios (560,4 mil habitantes, 4,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Porta-voz da Casa Branca diz que o esforço americano contra a mudança climática precisa do apoio do Brasil
Em Davos, a França aponta problema com o Mercosul em relação a questão do desmatamento: ministro do país afirmou que a pressão vai continuar
https://www.osul.com.br/coronavirus-mapa-preliminar-do-distanciamento-controlado-no-rio-grande-do-sul-indica-11-regioes-em-vermelho-e-dez-em-laranja/ Agora 10 regiões gaúchas estão com bandeira laranja no mapa do distanciamento controlado e 11 com bandeira vermelha 2021-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar