Ícone do site Jornal O Sul

Cozinha de família enriquece gastronomia e ambiente profissional com reflexos positivos nos negócios da Cantina Famiglia Facin

Novo modelo de trabalho adotado pela Cantina integra estratégia da Famiglia Facin em ser um pedacinho da Itália na capital dos gaúchos. (Foto: Luciano Pohlmann Garcia)

A Cantina Famiglia Facin, restaurante dedicado à gastronomia italiana localizado junto ao shopping Total, em Porto Alegre, deu mais um passo importante rumo à inovação. A casa está atuando com uma nova proposta. Trata-se de um conceito que tem como premissa o resgate da cozinha de família. O desenvolvimento e assinatura dos pratos pertence ao grupo de cozinheiros, num cruzamento de ideias e resultados que tem o  objetivo, despertar ainda mais os sentidos. “Nós entendemos que a cozinha não é feita por um único chef, mas por uma família e é isso que estamos trazendo à cantina. Buscamos perfis profissional de diferentes regiões do Estado. Foram meses de estudos e trabalho até chegarmos a este formato e resultado. E não poderia ser melhor. Isto pode ser traduzido agora através de novos aromas e sabores agregados ao cardápio”, avalia Nicole Pelissoli, gestora da casa.

Cantina Famiglia Facin: localizada na antiga casa de caldeiras da Cervejaria Brahma, ambiente ímpar, formado por túneis e paredes de pedra e tijolos à vista, lembra os porões das cantinas medievais italianas. Crédito: Vinícius Vaz.

Os profissionais à frente da cozinha foram convidados pela direção da cantina a irem visitar o interior do Rio Grande do Sul. Os cozinheiros conversaram com as nonas e tias de famílias italianas resgatando antigas receitas e revisitando algumas ideias já consolidadas no cardápio que a casa oferece. “Dentro deste novo projeto de resgatar a cozinha de família, nossos pratos são construídos por todos os integrantes. O que prevalece é o trabalho de forma colaborativa”, avalia Diogo Paes, um dos cinco cozinheiros à frente do projeto.

A cantina também está trabalhando com o conceito de horta orgânica, trazendo isso para os pratos. Neste sentido, a casa está cada vez mais se aproximando de produtores locais, com produtos exclusivos integrados ao projeto. “Em qualquer lar a cozinha é o espaço mais coletivo. Onde cada um de nós deixa impresso diferenças e aptidões na construção de um dos maiores prazeres da vida: alimentar-se. E esse é o principal objetivo nesse projeto. Oportunizar momentos prazerosos aos clientes, fazendo com eles sintam, através dos pratos, o fascinante universo da cozinha em família”, avalia Charles Marconatto, cozinheiro da casa.

Melhor gastronomia e ambientação

Crédito Luciano Pohlmann Garcia

A Cantina Famiglia Facin, tem bons motivos para comemorar em 2018. O restaurante acaba de ser reconhecido como o melhor da capital dos gaúchos nos quesitos gastronomia italiana e ambientação. A eleição foi divulgada a partir de um concurso entre os restaurantes selecionados promovido por plataforma-clube de gastronomia. A votação contabilizou a participação de jurados técnico e popular, garantindo duas distinções à casa.

Dentro deste conceito de melhor ambientação e gastronomia, a Famiglia Facin está realizando um trabalho intenso junto com sua equipe com foco no público que visita a capital dos gaúchos. Abrigado junto a uma construção histórica com mais de 150 anos, em meio a túneis onde funcionavam as caldeiras de antigas cervejarias, a ambientação traduz a união perfeita do moderno com o rústico. A madeira, as pedras em meio aos espaços subterrâneos, evidenciam a história e cultura no projeto. Na recepção, a decoração italiana por todos os lados, com a presença de pequenas pipas, num clima intimista e de aconchego. Outro detalhe marcante e não menos importante está no pequeno jardim da cantina, que remete ao espaço da Fontana Di Trevi, tornando-se um cenário para belos registros. Reproduções do renomado pintor italiano Caravaggio, unidos ao salão principal e a adega com a seleção de mais de cem rótulos de vinhos e espumantes, aguçam a curiosidade dos visitantes.

A casa está atuando com uma nova proposta. Trata-se de um conceito que tem como premissa,o resgate da cozinha de família, avalia Nicole Pelissoli Facin, gestora do estabelecimento. (Crédito Silvia Miebach – Evidência Press)

Neste sentido a Cantina está colhendo resultados também, através da procura pelo local como locações para filmes, gravações de comerciais, séries, recebendo ainda, artistas e famosidades. “Observamos que estamos recebendo cada vez mais um número maior de turistas e grupos artísticos que optam por nossos serviços quando estão de passagem pela capital, seja a passeio ou para negócios. Isso representa um crescimento em torno de 10% em relação ao mesmo período de 2017 e reflete a nossa estratégia de gestão no tripé gastronomia, excelência no atendimento e um ambiente acolhedor”, enfatiza Nicole.

Sair da versão mobile