Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política CPI da Covid ouve diretora de empresa de logística após ministro permitir a motoboy não comparecer

Compartilhe esta notícia:

A cúpula da CPI da Covid decidiu marcar para esta terça-feira (31) o depoimento da diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima.

A medida foi tomada na noite desta segunda-feira (30) durante reunião na casa do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), da qual também participaram o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL).

Inicialmente, a CPI tomaria nesta terça-feira o depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves, que, a serviço da VTCLog, teria feito saques milionários, considerados suspeitos.

Entretanto, a cúpula da CPI decidiu alterar a programação depois que o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, garantiu a Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão.

A convocação de Andréia Lima já havia sido aprovada pela comissão em 7 de julho. Entretanto, a data de comparecimento ainda estava indefinida. Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse que, durante a reunião desta segunda-feira, a executiva da empresa foi informada de que o depoimento estava agendado para esta terça-feira.

Randolfe Rodrigues disse ainda que, se ela não comparecer, a CPI poderá acionar a Polícia Legislativa para localizá-la a fim de que o colegiado possa ouvi-la. A VTCLog é uma empresa selecionada pelo Ministério da Saúde para cuidar da armazenagem e distribuição de medicamentos.

A CPI vê indícios de irregularidades na contratação da empresa pela pasta. Uma das suspeitas é um contrato em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias tenha aceitado pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta. O TCU (Tribunal de Contas da União) também analisa a negociação.

Para os senadores que integram a cúpula da CPI, a VTCLog pode ser uma peça em suposto esquema de corrupção e pagamento de propina a agentes públicos e políticos.

“Infelizmente, não vamos poder ouvir o motoboy que teria sacado R$ 5 milhões e entregado esse dinheiro diretamente na residência dos beneficiários. Esse depoimento, do ponto de vista da roubalheira, da corrupção, é muito importante, mas não vamos desistir dele”, afirmou o relator Renan Calheiros (MDB-AL) após a reunião.

A cúpula da CPI também decidiu nesta segunda-feira recorrer da decisão que deu ao motoboy Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão. Os senadores disseram ter pedido ao presidente da Suprema Corte, Luiz Fux, urgência na análise desse recurso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Famurs pede mais tempo para amadurecer posição dos prefeitos sobre privatização da Corsan
Exército americano destrói aviões e blindados antes de deixar Cabul, no Afeganistão
https://www.osul.com.br/cpi-da-covid-ouve-diretora-de-empresa-de-logistica-apos-ministro-permitir-a-motoboy-nao-comparecer/ CPI da Covid ouve diretora de empresa de logística após ministro permitir a motoboy não comparecer 2021-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar