Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
Os Conselhos Regionais de Medicina foram criados pelo Decreto-Lei 7.955, de 1945. O Cremers, no entanto, só elegeu sua primeira diretoria em 1952. Em 1957, a Lei 3.268 oficializou os CRMs como autarquias federais com o poder e o dever de normatizar, fiscalizar e julgar o exercício profissional dos médicos e, até hoje, essas são as principais atribuições do Conselho. Por isso, para exercer sua profissão regularmente, o médico precisa estar inscrito no CRM do estado onde vai atuar.
“O papel do Cremers é supervisionar a ética profissional médica por meio de ações regulamentadoras, educacionais, fiscalizadoras, judicantes, cartoriais e políticas, sempre em benefício da sociedade, e sempre pugnando pelos valores de ética, justiça, equidade, credibilidade e interesse público. Atualmente, o Cremers é formado por um corpo de 40 conselheiros eleitos pelos médicos do estado”, explicou o Presidente do Cremers, Dr. Carlos Isaia Filho.
Desde o início da gestão atual, em 2018, o Cremers busca modernizar seus serviços e aproximar-se ainda mais dos médicos e da sociedade. Além de importantes reformas na estrutura física, o Cremers tornou-se mais ágil ao oferecer todos os serviços necessários aos médicos em seu site. Documentos, certidões, legislação e outras informações podem ser facilmente acessados on-line. Um aplicativo também foi criado para levar essa facilidade à palma da mão dos profissionais registrados e da população.
“Com a crise sanitária desencadeada pela pandemia da Covid-19, o Cremers, em uma medida pioneira no Brasil, lançou uma ferramenta on-line para a emissão de atestados, receitas e solicitação de exames, garantindo segurança e comodidade para médicos e pacientes. Conforme a vacinação progrediu, a ferramenta foi atualizada para emitir atestados de comorbidades”, destacou o presidente.
O Conselho também disponibilizou uma plataforma gratuita de conhecimento e atualização para os médicos registrados. Na MedPedia, o profissional tem acesso a milhares de artigos científicos publicados pelos melhores periódicos do mundo. O Cremers fez inúmeras campanhas de orientação e conscientização sobre a Covid-19, além de estar constantemente reforçando sua mensagem nos meios de comunicação.
Segundo o Dr. Carlos Isaia Filho, daqui para a frente, o Cremers pretende ampliar sua atuação junto à comunidade através do combate ao exercício ilegal da Medicina, de parcerias com instituições da sociedade civil, de ações educativas sobre ética médica e da constante busca por inovações tecnológicas que promovam a saúde e a segurança de médicos e pacientes.
Voltar Todas de Comemoram com O Sul