Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2017
Um jovem pesquisador de apenas 22 anos está a um passo de lançar um novo sistema capaz de limpar o lixo plástico do mar. O projeto, apresentado ao mundo há cinco anos quando Boyan Slat tinha apenas 17 anos, pretende recolher ao menos cinco bilhões de garrafas e outros objetos de plásticos do Oceano Pacífico.
Boyan Slat expôs ao mundo em 2012 durante uma apresentação no “TED Talks” o projeto que batizou como “The Ocean Cleanup”, ou “a limpeza do oceano”, em tradução livre. Segundo Slat se baseou na ideia de limpeza maciça através de uma “costa artificial” que irá barrar e capturar os detritos. Para isso, a “máquina de limpeza” irá se aproveitar das próprias correntes marítimas como auxiliar para trazer e recolher os materiais.
De acordo com as expectativas de Boyan, o equipamento, composto por um conjunto de âncoras submarinas, será capaz de recolher 50% do acúmulo de lixo existente em apenas cinco anos.
Os primeiros testes irão acontecer a quase 1000 metros de profundidade e, se bem sucedidos, o projeto terá a implantação completa em 2018.