Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Crianças e adolescentes recorrem cada vez mais a cirurgias plásticas devido ao bullying

Compartilhe esta notícia:

O bullying pode causar danos psicológicos que vão impactar a vida de jovens ao longo de todo o seu crescimento. (Foto: Freepik)

“Quando a discriminação enfrentada pelo jovem começa a trazer transtornos psicológicos, tanto pais quanto filhos buscam solução através de procedimentos estéticos que podem ser realizados a partir dos 6 anos”, afirma a  médica Narayana Serpa.

O bullying contra crianças e adolescentes devido a alguma característica física não é de hoje, no entanto, com a crescente da tecnologia e da exposição nas redes sociais, ele vem ganhando proporções alarmantes e pode causar danos psicológicos que vão impactar a vida de jovens ao longo de todo o seu crescimento.

Narayana é cirurgiã plástica com mais de 20 anos de experiência. Ela ressalta que com o crescimento da discriminação entre os jovens, cada vez mais crianças e adolescentes vêm buscando por cirurgias plásticas com o consentimento dos pais. E apesar de extrema, a medida pode ser eficaz não somente sobre o bullying, mas até para desconfortos físicos que determinadas condições podem causar, como o excesso de mamas, por exemplo.

“O bullying não está diminuindo, pelo contrário. Se a criança tem a orelha de abano, tem mama em excesso ou, no caso de adolescentes, não desenvolveu a mama, acaba desenvolvendo transtornos psicológicos justamente por essas críticas que acontecem entre as próprias crianças e adolescentes, e aí ocorre a busca pela cirurgia plástica”, afirma a médica.

Segundo a especialista, intervenções estéticas podem ser realizadas em pacientes a partir de 6 anos, dependendo do caso. “Como eles ainda não são responsáveis pelos seus atos, precisamos do total consentimento dos pais, mas em primeiro lugar, a vontade genuína do paciente, que será instruído sobre todo o processo”.

Ajuda profissional

A cirurgiã reforça a importância do acompanhamento psicológico, antes e depois do procedimento: “Sobretudo, o paciente deve buscar ajuda profissional para entender os impactos do bullying no seu desenvolvimento e se a vontade pela cirurgia plástica é genuína ou apenas devido à pressão projetada pela descriminação. E o acompanhamento precisa continuar, mesmo após a intervenção estética”.

Entre as cirurgias mais procuradas por esse público no consultório de Narayana, em primeiro lugar está a correção de orelhas de abano. “Recentemente operei inclusive o meu sobrinho, que tinha as orelhas proeminentes e aos 7 anos, com as críticas que vivia sofrendo, ele começou a ser afetado de forma muito importante e grave e ele mesmo solicitou pela cirurgia”.

Em seguida, a redução de mamas ou o aumento em caso de adolescentes ocupam os próximos lugares entre os mais procurados. Um adendo importante é que as condições tratadas de forma cirúrgica são as que também podem causar desconfortos físicos ou já se mostram permanentes a partir de determinada idade. É primordial consultar um médico de confiança e avaliar cada caso individualmente.

Narayana Serpa

Formada em medicina em Pelotas-RS e licenciada pela Universidade de Madrid – Espanha, com mais de 20 anos de experiência, Dra. Narayana Serpa se apaixonou pela Cirurgia Plástica durante sua especialização, quando percebeu que era possível transformar não somente a estética como reparar condições, revitalizar a autoestima e reintegrar o paciente na sociedade.

Hoje, além da formação, a médica se especializou em mamoplastia em L multiplanos; contorno corporal por meio da lipoaspiração HD Total Definer, sendo uma das poucas médicas do Rio de Janeiro especialistas na técnica; renuvion, além de diversas técnicas ministradas nos principais congressos internacionais do mundo. Dra. Narayana Serpa atende em Ipanema, no Rio de Janeiro e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Viúva de Pelé entrega chaves de mansão deixada para ela a Edinho, filho do Rei do Futebol
Genérico, referência ou similar? Entenda a diferença entre os remédios
https://www.osul.com.br/criancas-e-adolescentes-recorrem-cada-vez-mais-a-cirurgias-plasticas-devido-ao-bullying/ Crianças e adolescentes recorrem cada vez mais a cirurgias plásticas devido ao bullying 2024-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar