Uma pesquisa realizada na Universidade de Londres (Inglaterra) indica que crianças pequenas com idade entre 6 meses a 3 anos dormem, em média, 15 minutos a menos para cada hora que passam brincando com tablets ou smartphones, que funcionam com telas à base de toque manual. As conclusões foram publicadas pela revista científica Nature em seu site www.scientificreports.com.
Por outro lado, a equipe responsável pelo estudo também apontou que o manuseio desse tipo de tecnologia ajuda a desenvolver habilidades motoras mais rapidamente na primeira infância. O tema é controverso. Especialistas avaliam que o estudo é “oportuno”, mas fazem a ressalva de que não há razões para que pais se preocupem com os apontamentos dos cientistas britânicos.
Apesar da proliferação de telas de toque nos domicílios, ainda falta compreender o real impacto desses aparelhos no desenvolvimento da primeira infância.
O estudo foi conduzido com a participação de 715 pais de meninos e meninas de até três anos de idade. Perguntou-se a frequência com a qual os bebês brincavam com smartphones e tablets e também detalhes do padrão de sono das crianças. Concluiu-se que 75% das crianças usavam aparelhos do tipo diariamente; essa porcentagem era de 51% entre crianças de seis e 11 meses, e de 97% entre crianças de 25 e 36 meses de idade.
As crianças que brincam com os aparelhos dormem menos à noite e mais durante o dia. E, de um modo geral, contabilizam 15 minutos a menos de sono para cada hora que passam brincando com esses eletrônicos.