Uma página falsa anunciava na noite da última quarta-feira (20) supostos ingressos para o show esgotado de Caetano Veloso e Maria Bethânia que acontecerá no dia 14 de dezembro, em São Paulo.
O site aparecia nos resultados na busca do Google por “ingressos Caetano e Bethânia” por volta das 21h e, durante o dia, chegou a figurar entre os anúncios da plataforma (links patrocinados), acima do endereço da página oficial de vendas, a Ticketmaster Brasil, conforme reportou o site “Aos fatos”.
O Google não deu detalhes do site falso que aparecia em seu buscador, mas disse que “age imediatamente” quando identifica “violação às políticas da empresa”.
A Ticketmaster Brasil disse que denuncia sites suspeitos usando o seu nome. “Ranking de aparição das buscas ou a promoção destes links é algo que não controlamos”, completou.
Consumidores deixaram relatos sobre o site falso no “Reclame Aqui”, que reúne queixas contra empresas. “Procurei no Google por ingresso Caetano e Bethânia e o primeiro endereço localizado foi o caetanoebethania – ticketmaster.com”, descreveu um comprador, mencionando o falso domínio.
Ele afirmou que não recebeu nenhum tipo de confirmação pelos dois supostos ingressos que adquiriu, o que também foi relatado por outras pessoas que disseram ter comprado no site falso.
Os ingressos para o show do dia 14 de dezembro acabaram ainda durante a manhã de quarta-feira, pouco depois da abertura das vendas para o público geral.
Na página oficial, a Ticketmaster Brasil divulgava na noite de quarta que a data está esgotada e que informações serão divulgadas “em breve” sobre uma segunda data anunciada para São Paulo, dia 15 de dezembro.
Já no site falso, que usa o nome da Ticketmaster no endereço e copia o visual da página oficial, era possível colocar no carrinho “ingressos” para a data esgotada, na noite de quarta.
Nessa quinta-feira (21), os perfis de Caetano Veloso e Maria Bethânia nas redes também alertaram sobre o site falso.
De acordo com o “Aos fatos”, o anúncio do site falso no Google informava o nome de uma pessoa física como responsável pelo impulsionamento e dizia que a identidade do anunciante tinha sido “verificada pelo Google”.
– O que diz o Google: O Google não compartilhou detalhes sobre o site falso e não comentou sobre o impulsionamento do link em sua página. A companhia afirmou que tem políticas robustas para delimitar a forma como as pessoas anunciam em seus serviços.
“Quando identificamos uma violação às nossas políticas, agimos imediatamente suspendendo o anúncio e, até mesmo, bloqueando a conta do anunciante. Se algum consumidor suspeitar ou for vítima de golpe, oferecemos uma ferramenta para denunciar violações de nossas políticas”.
– O que diz a Ticketmaster: A Ticketmaster afirmou ter um “protocolo” para denunciar anúncios e sites fraudulentos e diz não conseguir controlar esses casos. “Em shows com alta demanda, é comum que as pessoas procurem informações de compras de ingressos em ferramentas de busca e cliquem no primeiro site que lhes aparece, o que muitas vezes não é confiável”, diz.
“Infelizmente, o ranking de aparição das buscas ou a promoção destes links não é algo que controlamos”, diz a empresa. “Não possuímos nenhum vínculo ou parceria com sites de revenda e esses ingressos, quando existem, podem ser falsos, impedindo seu acesso ao evento”. As informações são do portal de notícias G1.