O Tribunal do Júri de Porto Alegre condenou a 39 anos e dois meses de prisão, em regime fechado, um homem que assaltou, estuprou e tentou matar uma idosa no bairro Vila Nova, na Zona Sul da Capital, em 20 de abril de 2022.
A vítima, que tinha 71 anos na época dos fatos, era vizinha do criminoso, que, atualmente, tem 35 anos. O julgamento, presidido pela juíza Cristiane Busatto Zardo, foi realizado na terça-feira (10).
De acordo com a denúncia do MP (Ministério Público), o réu invadiu o apartamento da idosa e usou um tecido para amordaçar a vítima, impedindo que ela pedisse socorro. A mulher foi esganada e, logo em seguida, desmaiou. O laudo pericial comprovou que a vítima foi estuprada.
Quando a idosa acordou, conseguiu pedir socorro a uma vizinha. O criminoso roubou um telefone celular, uma televisão, uma máquina de cortar cabelo, dinheiro e o cartão de crédito da idosa.
“Os crimes foram estarrecedores e demonstraram o completo desprezo pela vida de uma senhora de 71 anos de idade. O corpo de jurados proferiu uma decisão justa e proporcional aos graves crimes que foram praticados”, disse o promotor de Justiça Fernando Mello Müller.
O réu já respondia ao processo recolhido no sistema prisional. Ainda cabe recurso da sentença.