Ícone do site Jornal O Sul

Criminoso que fez reféns em ônibus no Rio fugia de facção e atirou em passageiro ao confundi-lo com policial

Depois de um cerco policial ao ônibus, o bandido se entregou no início da noite de terça. (Foto: Reprodução de TV)

O homem de 29 anos que manteve 16 passageiros reféns em um ônibus na rodoviária do Rio na terça-feira (12) disse à Polícia Civil que estava fugindo da cidade por sofrer ameaças de uma facção criminosa. Paulo Sérgio de Lima afirmou que, ao embarcar no ônibus com destino a Minas Gerais, achou que havia sido descoberto e confundiu um passageiro com um policial.

De acordo com a polícia, ele vai responder por tentativa de homicídio, sequestro, cárcere privado e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito com numeração suprimida.

O delegado Mário Andrade, titular da 4ª DP, afirmou que o criminoso disse informalmente que trabalhava para o tráfico na Muzema e foi à Rocinha, no domingo (10), onde tinha dívidas com bares locais.

Segundo o delegado, o criminoso contou que acabou se desentendendo com um traficante, a quem baleou. “O Paulo disse que, então, esse bandido atirou nele, errou, ele revidou e acertou o traficante. A partir disso, ele foge da Rocinha e se esconde em hotéis da cidade”, explicou o delegado.

Com medo de represália dos traficantes, ele teria passado os dois dias seguintes se escondendo em hotéis e, na terça, iria para Minas Gerais para se abrigar na casa de familiares.

Ao achar que estava sendo perseguido por policiais na rodoviária, o bandido atirou e atingiu dois passageiros. Um deles, de raspão, foi atendido no local e liberado. O outro levou três tiros e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Souza Aguiar, onde passou por cirurgia e recebeu seis bolsas de sangue.

Depois de um cerco policial ao ônibus, o bandido se entregou no início da noite de terça. O sequestro durou mais de três horas.

Paulo Sérgio comprou a passagem de ônibus para Juiz de Fora (MG) pouco antes das 14h e pagou em dinheiro. Ele tem antecedentes por roubo – um deles a um ônibus – e foi beneficiado pela progressão de regime, passando para o semiaberto em 17 de março de 2022.

Sair da versão mobile