A falta de dinheiro e de trabalho tem levado muitos brasileiros a procurarem a ajuda de psicólogos para superar o impacto da crise econômica nacional sobre as suas vidas.
De acordo com o jornal O Globo, Salvador (BA) é um exemplo. Impossibilitadas de arcarem com os custos do atendimento particular, diversos moradores da cidade têm buscado apoio nas faculdades de Psicologia, onde o atendimento é feito por alunos, sob a orientação de professores, de forma gratuita ou com valor simbólico.
Em algumas universidades, a fila de espera aumentou neste semestre. “O número de pacientes já é 20% maior que no mesmo período do ano passado”, estimou um professor. “Eles são desempregados ou microempresários falidos e que nunca haviam sido atendidos por um psicólogo.”
Otimismo
A sensação de insegurança é apontada como um dos fatores mais dramáticos. “As pessoas infelizes estão buscando uma resposta”, relatou um psicanalista.
Alguns especialistas, porém, avaliam a questão de forma positiva. “A gente não pode cair no discurso de que está tudo perdido, porque a crise não é só negativa, ela também acaba criando novas possibilidades e potencialidades”, ressaltou outro profissional do setor. (AG)