A crise econômica e política da Venezuela fez com que aumentasse em mais de sete vezes os pedidos de asilo de cidadãos do país nos Estados Unidos em dois anos, segundo dados do governo norte-americano publicados pelo Centro de Pesquisa Pew.
Nos nove primeiros meses do ano fiscal americano de 2016, entre outubro de 2015 e junho de 2016, foram registrados 10.221 pedidos de asilo, alta de 168% ante as 3.810 solicitações feitas entre outubro de 2014 a junho de 2015. O número registrado em nove meses é 741% maior que todos os pedidos recebidos no ano fiscal de 2014. Para ter sua solicitação de asilo aprovada, o requerente precisa ter fugido de seu país por medo de perseguição política, religiosa e racial.
Foi neste período de alta em que ocorreram os protestos contra o presidente Nicolás Maduro e as prisões de opositores, como os ex-prefeitos Leopoldo López, Daniel Ceballos e Antonio Ledezma. Também nos últimos dois anos agravaram-se o desabastecimento. A forte queda dos preços do petróleo diminuiu a disponibilidade de recursos para importação e a instabilidade política afugentou os investimentos industriais. Cerca de 225 mil imigrantes moram nos Estados Unidos, a maioria na Flórida. (Folhapress)