A aposentadoria de Rafael Nadal, anunciada na manhã dessa quinta-feira (10), surpreendeu a todos e comoveu as lendas do esporte. O tenista suíço Roger Federer e os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr, e Marcelo, do Fluminense, comentaram na publicação do espanhol de 38 anos e exaltaram sua carreira vitoriosa.
“Rafa, que carreira incrível você teve! Sua dedicação, paixão e talento incrível inspirou milhões em todo o mundo. Foi uma honra testemunhar sua trajetória e poder chamar de amigo. Parabéns por uma carreira incrível! Aproveite sua aposentadoria!”, escreveu Cristiano Ronaldo.
“Que carreira, Rafa! Sempre esperei que este dia nunca chegasse. Obrigado pelas memórias inesquecíveis e por todas as suas incríveis conquistas no jogo que amamos. Foi uma honra absoluta!”, escreveu Roger Federer.
“Obrigado por tanto!!! Você é um exemplo de talento e superação. Foi uma honra ver você brilhar e inspirar muitas pessoas!!! Parabéns pela sua carreira gigante”, disse Marcelo, lateral do Fluminense.
Outros nomes do esporte como os jogadores de futebol Aymeric Laporte e Juan Cuadrado e o tenista norueguês Casper Ruud também se despediram de Rafael Nadal nos comentários de sua postagem nas redes sociais.
Nadal é um dos maiores tenistas da história, conhecido especialmente por sua habilidade no saibro. Ele nasceu em 1986, em Manacor, na Espanha, e iniciou sua carreira profissional em 2001. Conquistou seu primeiro título de Grand Slam no Roland Garros em 2005, com apenas 19 anos.
Desde então, venceu o torneio 14 vezes. Além disso, Nadal soma 22 títulos de Grand Slam, incluindo vitórias no Australian Open, Wimbledon e US Open, o que o coloca com o maior número de conquistas nessas competições.
Nadal também ficou conhecido por sua rivalidade com Roger Federer e Novak Djokovic, o que marcou uma das eras mais competitivas do tênis. Ao longo de sua carreira, acumulou mais de 90 títulos da ATP e duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, sendo uma em simples, conquistada em 2008, em Pequim, e outra em duplas, em 2016, na edição no Rio de Janeiro.
O espanhol liderou o ranking da ATP pela primeira vez em 2008. Ao todo, foram 209 semanas como número 1 do mundo. Ele terminou uma temporada no topo do ranking cinco vezes.