Lionel Messi recebeu, nesta segunda-feira (27) o prêmio anual da Fifa de melhor jogador da temporada. Enquanto Messi, Mbappé e Benzema disputavam o título principal no The Best, outra premiação foi motivo de crítica por parte do jornal espanhol Marca. É que o atacante Vini Jr, destaque do Real Madrid, sequer ficou entre os melhores da posição na eleição da FIFPro, espécie de sindicato dos jogadores e que elabora uma votação paralela.
De acordo com os membros da FIFPro, Benzema, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Haaland, Neymar, Messi e Lewandowski são os seis melhores atacantes da temporada. O jornalista Feix Días traz uma série de perguntas sobre as escolhas. “Um jogador que foi decisivo para a conquista da Liga dos Campeões e da Liga pelo Real Madrid tem vaga? O debate está aberto.”
Lugar assegurado?
“Dúvidas surgem em torno do mérito de um e de outro. A lógica diz que, se Messi, Benzema e Mbappé lutam para serem os melhores do mundo, o seu lugar deve estar assegurado, mas nem sempre é assim. Cristiano Ronaldo ou Neymar alcançaram mais méritos durante 2022 do que Vinicius? Aí está a dúvida.”
O jornalista europeu também cita o fato do goleiro Yassine Bounou, sensação do Marrocos na Copa do Mundo do Catar em 2022 e jogador do Sevilla, que também não recebeu uma indicação na categoria de melhor goleiro no Fifpro, mas concorreu nesta segunda-feira ao The Best.
O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, já criticou a entidade por deixar o brasileiro de fora, e o prêmio é alvo de polêmica no clube, que não listou o evento como uma data oficial do clube, apesar de ter dois jogadores (Benzema e Courtois, concorrendo a melhor goleiro) na premiação.
Comparação
Na quinta temporada na Europa, o atacante brasileiro Vini Jr. possui números muitos bons. É constante: sem lesões graves, sempre bem fisicamente e com poucos cartões, atuou até agora em 94% dos jogos possíveis. Soma 15 gols e oito assistências.
A revolução técnica de Vini Jr. aconteceu na temporada passada (2021-2022), a quarta pela equipe da capital espanhola. Vini manteve a constância em campo na casa dos 94% dos jogos possíveis do Real Madrid, com um salto no número de gols e de assistências. Não é coincidência que a temporada acabou com o título espanhol e da Champions — com gol dele.
Na comparação entre as temporadas, foi a primeira vez em que Vini Jr superou Neymar em um aspecto técnico: marcou 25 gols na quarta temporada europeia, contra 20 que o atacante do Barcelona fez na temporada 2016/2017, sua última pelo time catalão.