Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cuba declara nove dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro

Compartilhe esta notícia:

As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15 de novembro, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang (Foto: AP)

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29min (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

“Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas” deste sábado, prosseguiu o irmão. As cinzas serão enterradas em 4 de dezembro, na cidade de Santiago de Cuba, após percorrerem o país em uma caravana de 4 dias. Cuba declarou 9 dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro.

Raúl afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Segredos

Desde que caiu doente e entregou o poder provisoriamente a Raúl, Fidel Castro deixou claro que sua doença era um assunto delicado e não um assunto de domínio público.  “Devido aos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em um segredo de Estado a respeito do qual não se pode ficar constantemente divulgando informações”, afirmou.

Os segredos em torno do ex-dirigente são guardados com tanto afinco que não se conhecia nem mesmo o local onde Fidel se recuperava. Conta-se que, durante anos, Fidel jamais dormiu duas noites no mesmo lugar.

Ele circulava por Cuba em uma caravana com três carros Mercedes Benz pretos idênticos, e a presença dele nas cúpulas realizadas no exterior nunca está 100% confirmada antes de sua chegada. Até a ideologia comunista dele foi objeto de mistério nos primeiros anos da revolução.
Diferentemente de outros líderes mundiais, a vida privada de Fidel não comparece aos jornais.

O único dos filhos dele que ocupou um cargo público é Fidel Castro Diaz-Balart, o “Fidelito”, um engenheiro nuclear que trabalhou como assessor científico do Conselho de Estado.

Fidel nunca abandonou suas ideias sobre estratégia militar. Em 1953, quando organizou o ataque contra o quartel Moncada, em Santiago de Cuba, sua primeira e desastrosa ação militar, quase todos os seus companheiros só ficaram sabendo do objetivo da investida no último minuto. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Há 51 anos nos EUA, irmã de Fidel diz que não irá a seu funeral
Veja algumas das frases mais famosas de Fidel Castro
https://www.osul.com.br/cuba-declara-nove-dias-de-luto-oficial-pela-morte-de-fidel-castro/ Cuba declara nove dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro 2016-11-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar