Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2025
O calor excessivo pode causar aumento das inflamações
Foto: FreepikPara muitas pessoas, o verão é sinônimo de praia, sol e atividades ao ar livre. No entanto, para quem sofre com doenças reumatológicas, as altas temperaturas podem trazer desafios significativos. O calor excessivo pode causar aumento das inflamações, retenção de líquidos e até mesmo agravar as dores nas articulações.
As doenças reumatológicas exigem cuidados especiais durante o verão, principalmente devido à exposição excessiva ao sol e às altas temperaturas. Ao contrário do que muitos pensam, essas condições não aparecem apenas na terceira idade. Entre as doenças mais comuns estão fibromialgia, gota, lombalgia, febre reumática, lúpus, vasculites, artrite e artrose. Essas condições impactam significativamente a qualidade de vida de aproximadamente 12 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.
A médica reumatologista, Rafaela Zarpelon, explica como o calor pode afetar quem tem doenças reumatológicas. “No calor, a gente sente mais fadiga, a gente acaba desidratando mais, então o líquido sinovial que preenche as articulações e ajuda a lubrificação, ele acaba ficando um pouco mais espesso e isso contribui também para o desconforto e para a piora das dores articulares no verão. Principalmente por aumento da dilatação dos vasos, isso contribui para a piora da inflamação e a redução da lubrificação no meio das articulações por causa da desidratação, né? Então, no verão a gente acaba desidratando mais, então tem menos líquido no meio das articulações, isso acaba piorando um pouco o desconforto”, explica.
A intensidade das dores pode variar de pessoa para pessoa, mas os quadros reumatológicos sempre requerem atenção contínua e cuidados específicos para evitar o agravamento dos sintomas no verão. Além da proteção contra a exposição excessiva ao sol, adotar alguns hábitos saudáveis se torna essencial para manter a qualidade de vida durante essa estação.
Os cuidados mais comuns incluem hidratação constante, o uso de protetor solar, e evitar a exposição ao sol nas horas de pico. Além disso, a prática regular de atividades físicas moderadas e a consulta contínua com um reumatologista são fundamentais para controlar a evolução das doenças e minimizar os sintomas. O verão pode ser uma estação desafiadora para quem sofre com doenças reumatológicas, mas com os cuidados adequados, é possível atravessar essa época do ano com mais conforto e qualidade de vida.