Gasparotto
“A descoberta de um novo manjar faz mais pela felicidade humana do que a descoberta de uma nova estrela.”
Jean Anthelme Brillat-Savarin – advogado, político e cozinheiro. Foi um dos mais famosos epicuristas e gastrônomos franceses de todos os tempos.
- Fernanda Guimarães e Lúcio Martins, comando da Embaixada Gourmet, abriram o espaço Chef’s Table – assinado pelos designers Cristina da Luz, Daniel Schön e Juarez Cruz – com o jantar preparado por Marcelo Schambeck, que é o chef residente no projeto. O encontro de gastronomia foi na noite de quarta-feira, e reuniu um grupo de convidados especiais, entre eles a jovem designer Eduarda Galvani, criadora dos uniformes da equipe do atraente recanto da Casa Cor RS 2016.
- O grande balcão, que proporciona acompanhar os preparativos dos responsáveis pela cozinha central, é atraente, e os hosts incluíram inúmeros requintes na acolhida, além da diversificada e saborosa culinária do chef Marcelo. Mencionando apenas alguns dos inúmeros itens bem qualificados: a louça foi trocada a cada iguaria do cardápio, todas de bela elaboração, e a escolha dos vinhos foi outro preparativo cercado de cuidados.
- O appetizer que abriu a noite veio coberto com uma cúpula de cipó, chique e original. O festival de culinária seguiu com o couvert com pães magníficos e que podiam ser saboreados com azeite português extra virgem, Oil & Vinegar, ou com a pasta especialmente preparada. O festival de bons pratos pediria uma extensa descrição, mas prefiro sintetizar mencionando o bocado de polvo, preparado com maionese defumada, laranja e batata doce. Tudo servido em porções civilizadas.
- Nesta festa celebrando a boa mesa, não posso deixar de mencionar a coleção de araçás na forma de veneráveis bonsais, que vieram para a sala acompanhando o repolho com caldo de porco, funcho e tomate. Mais sofisticação: os bonsais vinham acrescidos de folhas de rúcula, que os convidados retiravam para completar o sabor do prato. A noite merece registro nos compêndios de culinária.