Ícone do site Jornal O Sul

Cultura: Figurinos de filmes inspiraram a exposição “Vestido de Cinema – Moda e Arte na Tela”

"My Fair Lady", com Audrey Hepburn, está entre os clássicos que serviram de motivação para a mostra que poderá ser conferida no Museu Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo. (Foto: Warner Bros/Divulgação)

“E o Vento Levou”, “My Fair Lady” e outros clássicos da sétima arte serviram de inspiração para exposição que abre nesta sexta (10) no Museu Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo (RS). “Vestido de Cinema: Moda e Arte na Tela” conta com aproximadamente 30 trabalhos de alunos do curso de Moda da Feevale que, orientados pelo professor Raphael Scholl, resgatam tendências e estilos baseados em épocas desde a Idade Média até a Belle Époque, por meio de figurinos de filmes consagrados.

Durante o estudo elaborado para a montagem da mostra, obras-primas do cinema serviram de motivação para os acadêmicos projetarem suas peças, por meio de reinterpretações de importantes criações de figurinistas de Hollywood, como Walter Plunkett, Cecil Beaton e Irene Sharaff.

A exposição terá curadoria dos professores Raphael Scholl, responsável pela cadeira de História da Arte e da Indumentária I, e da professora Ida Helena Thön, também coordenadora do Museu. “A ideia é sempre fomentar a busca pelos diferentes estilos de outras épocas, pois a moda e o cinema sempre serão indissociáveis. Durante décadas as telas de cinema projetaram a evolução da moda e lançaram tendências, muitos filmes são recordados pelos figurinos”, finalizou Scholl.  (Fabíola Brites)

 

SERVIÇO
Vestido de Cinema: Moda e Arte na Tela
Curadoria: Raphael Scholl e Ida Helena Thön
Local: Museu Nacional do Calçado – Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo, RS).
Visitação: 10 de julho até 30 de agosto
Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h e das 19h às 22h e, aos sábados, das 9h às 12h
Contato: www.feevale.br/mnc e (51) 3584-7101

Sair da versão mobile