Ícone do site Jornal O Sul

Custo extra na energia será mantido em dezembro

O sistema de bandeiras tarifárias começou a vigorar em janeiro de 2015 (Foto: Banco de Dados)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou que a bandeira nas contas de luz continuará vermelha em dezembro. Com isso, foi confirmado que os brasileiros passarão o ano todo pagando o custo extra nas contas de luz. Atualmente, esse custo é de 4,50 reais a cada 100 kWh (kilowatts-hora) consumidos.

Até setembro, os brasileiros pagaram 11 bilhões de reais de energia apenas por conta da indicação de bandeira vermelha nas contas, segundo dado mais atualizado da Aneel. Só os consumidores do Estado do Rio pagaram 700 milhões de reais de janeiro a setembro. Os cálculos não incluem a disparada das tarifas também ao longo do ano, que passaram por dois reajustes.

A expectativa da Aneel é de que a bandeira migre da vermelha para a verde diretamente, no primeiro semestre de 2016. Isso só ocorrerá depois de março, porque só com o fim do período de chuvas mais intensas será possível ter uma noção melhor da situação dos reservatórios.

A bandeira tarifária entrou em vigor em janeiro deste ano acompanhada de uma cobrança extra nas contas, para sinalizar aos consumidores o custo mais elevado de geração de energia elétrica. Para o governo, a implantação das bandeiras colaborou com uma redução do consumo de energia no País em quase 2%. (AG)

Sair da versão mobile