Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2015
A Experian, empresa multinacional que oferece serviços de bancos de dados para análise de crédito e outros serviços, foi alvo de um ataque nos Estados Unidos que resultou no vazamento de dados de 15 milhões de pessoas. A invasão ficou restrita a consumidores que tentaram obter um número pós-pago ou financiamento de aparelho celular junto à operadora de telefonia móvel norte-americana T-Mobile.
A Experian confirmou a invasão em comunicado divulgado na quinta-feira. A companhia também informou que a subsidiária brasileira Serasa Experian não foi afetada pelo ataque, assim como dados de outros clientes. Os dados do serviço de proteção ao crédito oferecido pela companhia também não foram impactados.
A invasão ficou restrita a quem procurou serviços da T-Mobile entre 1º de setembro de 2013 e 16 de setembro de 2015. Apesar de a operadora ser a única afetada, o acesso indevido aos dados ocorreu em um servidor da Experian. O CEO da T-Mobile, John Legere, disse que está “incrivelmente irritado” com a situação e que a empresa deve rever sua relação com a Experian.
Informações
As informações furtadas incluem nomes, datas de nascimento, endereços e um número de identificação, como o Social Security Number (semelhante ao Cadastro de Pessoa Física), número da carteira de motorista ou passaporte. Não constam informações bancárias e nem de crédito. A empresa Experian prometeu oferecer monitoramento de crédito e proteção contra furto de identidade aos prejudicados. (AG)