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Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2015
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está realizando uma série de ações para dinamizar a gestão do seu patrimônio. Após dar início a um levantamento detalhado de todos os bens que possui, a autarquia está reorganizando sua estrutura através da cedência de parte de seu inventário para outras instituições públicas e da realização de leilões para os itens considerados inservíveis.
O estudo, coordenado pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF), teve início no primeiro trimestre deste ano e apontou a existência de, aproximadamente, mil imóveis em nome do Departamento. A partir do relatório, foram avaliados quais bens são prioritários para o funcionamento do Daer e os que podem ser cedidos para auxiliar outros serviços importantes para a sociedade. O órgão também estuda a venda de parte do patrimônio através de leilão para investir os recursos em projetos, obras e serviços.
Este ano, a autarquia já repassou oito imóveis para prefeituras e outros órgãos públicos. “Ao mesmo tempo em que tornamos nossa estrutura mais enxuta e eficiente, colaboramos com os municípios, pois viabilizamos iniciativas de cunho social”, explica o diretor de Administração e Finanças, Saul Sastre. “Em muitos casos, ajudamos as prefeituras a reduzir as despesas com aluguel, uma vez os imóveis doados se tornam espaços fixos para a estrutura administrativa, escolas e postos de saúde.”
Outra medida adotada pelo Departamento é a doação dos móveis e utensílios avaliados como inservíveis. Segundo o levantamento realizado pela autarquia, são mais de dois mil itens que serão doados para entidades assistenciais. Os bens vão ser repassados ainda este mês para que sejam vendidos e tenham a renda revertida a essas instituições.
O Daer também deu início ao leilão de veículos e equipamentos obsoletos, localizados nas 17 superintendências regionais. As unidades de Bagé e Osório são as primeiras a terem os bens leiloados. O processo está em fase final e deve ser encaminhado em breve à Central de Licitações do Estado (Celic). As próximas superintendências com sucatas leiloadas serão Erechim, Passo Fundo e São Francisco de Paula. “Concluímos o relatório de tudo o que não é mais usado em nossas superintendências, mas que vinha ocupando espaço e gerando gastos desnecessários”, destaca Sastre. “Daremos sequência a essa ação, com a meta de eliminarmos completamente a sucata de nossas unidades até o encerramento de 2016.”
Segundo o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, essa série de medidas é fundamental para o processo de reestruturação do órgão, que já está em andamento. “O Daer está em transformação e isso, obrigatoriamente, passa por uma nova filosofia de gestão”, afirma. “Nesse sentido, estamos completamente em sintonia com a proposta do Governo do Estado, que é fazer mais com menos.”
Colônias de Férias
O novo plano de gestão de patrimônio promove, ainda, mudanças nas regras de utilização das colônias de férias do Daer. Uma decisão normativa do Conselho de Administração do Departamento, em setembro deste ano, estabeleceu um reajuste na contribuição paga pelo servidor que usufruir das casas de veraneio. De acordo com o diretor Saul Sastre, “A ideia é viabilizar esse espaço importante para os nossos funcionários, sem qualquer ônus ao Tesouro.”