Apesquisa Datafolha apontou a corrupção como o maior problema do País. Foi a primeira vez desde que o levantamento começou a ser feito, em 1996, que o tema apareceu como campeão das preocupações dos brasileiros. Desde 2008, a saúde era apontada como a principal mazela.
Segundo a pesquisa, realizada nos dias 25 e 26 deste mês, 34% dos 3,5 mil entrevistados elegeram a corrupção como maior problema nacional. Em segundo lugar, ficou a saúde, de mal para pior, com 16%; seguida pelo desemprego, atualmente em alta, com 10%; e a educação e a violência, que ficaram iguais em 8%. A economia, em queda livre, foi citada por apenas 6%.
O levantamento foi desenvolvido na semana das prisões do senador Delcídio do Amaral (PT) e do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Operação Lava-Jato. Nas administrações de Lula e de Fernando Henrique Cardoso, a corrupção nunca foi indicada, na pesquisa, como líder do ranking Datafolha. O máximo que conseguiu, na época, foi um modesto índice de 9%.