Mais de 2,46 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul já estão com o esquema vacinal completo, seja pela dose única do imunizante da Janssen ou pela segunda injeção de Coronavac, Oxford ou Pfizer. O contingente representa 46,5% do grupo prioritário (5,25 milhões), 30,7% dos indivíduos vacináveis (8,95 milhões de adultos) e 24,1% da população geral dos 497 municípios gaúchos (11,3 milhões).
Já no que se refere à aplicação da primeira dose de qualquer uma das três vacinas de dupla etapa, são mais de 5,84 milhões de habitantes do Estado já receberam a primeira dose, o que representa 77,6% do grupo prioritário, 68,4% dos indivíduos vacináveis e 53,9% da população geral do Estado.
Quanto à abrangência das vacinas ministradas em duas etapas, o predomínio de primeiras doses no Rio Grande do Sul é do imunizante de Oxford-Astrazeneca (54,7%), seguido pela Coronavac-Butantan (30%) e Pfizer-Comirnaty (15,3%).
Em procedimentos de segunda injeção, ainda prevalece a Coronavac (63%), tendo na vice-liderança estadual o imunizante de Oxford (35%) e em terceiro lugar a Pfizer (1,9%).
No caso específico da Janssen, as aplicações – iniciadas no dia 26 de junho – já contemplaram 282.589 gaúchos. Essas e outras informações constam na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada diariamente por meio das redes sociais e de link específico no site estado.rs.gov.br.
Os quantitativos e índices de cobertura foram apurados no final da noite desta quinta-feira (22) e constam também na plataforma de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A estatística também pode ser consultada no site oficial vacina.saude.rs.gov.br.
Bicicletas para incentivar a vacinação
Nesta sexta-feira (23), a empresa TemBici passa a oferecer duas viagens gratuitas de até três horas no serviço de bicicletas compartilhadas para quem for se vacinar contra o coronavírus em Porto Alegre. A ação é válida tanto para a primeira quanto para a segunda dose e tem vigência até o dia 31 de outubro.
O objetivo é ampliar e acelerar a campanha de imunização na capital gaúcha. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo “Bike Itaú” baixado em seu celular, acessar a aba “Meus Planos” e depois a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.
São parceiros da iniciativa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
(Marcello Campos)