Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia De celular a carro autônomo: como funciona tela deslizante da Samsung

Compartilhe esta notícia:

Monitor Flex Hybrid combinando recursos dobráveis e deslizantes para futuros laptops. (Foto: Reprodução)

A Samsung aposta em telas dobráveis e deslizáveis como tendência futura para dispositivos inteligentes. Por meio de sua subsidiária, a Samsung Display, a gigante sulcoreana anunciou nesta terça-feira (3) o desenvolvimento de um novo painel que não apenas dobra, mas que também pode ser aumentado ou diminuído por deslizamento.

A novidade foi feita às vésperas de um evento exclusivo na CES 2023, a maior feira de tecnologia do mundo, a ser realizada em Las Vegas, nos EUA, nesta semana.

Como funciona

A nova tela é um painel OLED chamado de “Flex Hybrid”, ou “híbrido flexível”, combinando a capacidade de ser dobrável (algo já presente em outros dispositivos da marca), com a capacidade de ser expansível em comprimento, graças a um mecanismo de deslizamento. A tecnologia deve ser implementada em aparelhos como smartphones, tablets e laptops, na visão da Samsung.

De acordo com o anúncio, essa funcionalidade é capaz de expandir uma tela de 10,5 polegadas e proporção de aspecto 4:3 para uma de 12,4 polegadas, alterando a proporção para 16:10.

Outra tela que desliza

Uma outra tela deslizável, capaz de se expandir de 13 a 17 polegadas, já foi anunciada no ano passado. Ela será exibida pela marca na CES 2023, em sua primeira aparição pública.

Segundo a Samsung, o deslizamento desse novo modelo de tela tem duas versões: “Flex Slidable Solo”, que expande a tela numa única direção; “Flex Slidable Duet”, que permite que ela se expanda em ambas as direções.

A marca diz que isso serve para atender a “propósitos de multitarefas”, como jogar games ou ver filmes.

Televisões também terão telas expansivas

O anúncio da Samsung Display inclui outras novas tecnologias, como, por exemplo, a “QDOLED 2023”, voltada às telas de TV. Já as telas OLED contam com pixels que se autoiluminam.

O display QD-OLED combina as duas coisas: um fundo OLED e uma camada de pontos quânticos, melhorando o contraste, as cores e o brilho. Ela não é uma novidade, tendo sido já divulgada em 2022, mas a versão de 2023 promete ser ainda mais avançada.

Além de ser expandida para uma TV de 77 polegadas (há também versões menores, de 55, 65 e 34 polegadas), a QD-OLED ainda passou a contar com um mecanismo de inteligência artificial para otimizar a imagem. Além disso, espera-se que ela ajude na economia de energia: a empresa afirma que, em comparação com o modelo de 2022, o novo painel pode reduzir o gasto energético em até 25% com a ajuda da IA.

Telas para ‘cockpits’

Por fim, outra novidade será um cockpit digital, primeiro produto da empresa para automóveis. A ideia é trazer inovação para os carros autônomos, que se esperam ver cada dia mais presentes na realidade das grandes cidades. O cockpit combina uma tela de 34 polegadas com outra de 15,6.

A tela grande pode servir para exibir filmes e séries enquanto o carro se pilota sozinho. Conforme a própria empresa já anuncia, contudo, o dispositivo é destinado a carros de luxo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Prometeu que vai começar a correr em 2023? Veja 6 cuidados importantes
Intel anuncia processadores de 13ª geração para notebooks
https://www.osul.com.br/de-celular-a-carro-autonomo-como-funciona-tela-deslizante-da-samsung/ De celular a carro autônomo: como funciona tela deslizante da Samsung 2023-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar