Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2017
Aproximando-se do primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América (na próxima quarta-feira, na Arena, contra o Lanús da Argentina), o Grêmio trabalha em duas frentes até segunda-feira. De um lado, o treino para a partida deste domingo, fora de casa, contra o Santos pela antepenúltima das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. De outro, os preparativos para o duelo continental.
Na manhã desse sábado, no centro de treinamentos Luiz Carvalho, a comissão técnica do Tricolor gaúcho preparou a equipe que enfrenta o Peixe, às 19h, na Vila Belmiro. A sessão do grupo que embarcou para o litoral paulista começou mais cedo, pois o voo estava marcado para o início da tarde. A atividade, com portões fechados à imprensa, definiu o os relacionados para a viagem e o time que entrará em campo.
A lista conta com atletas do grupo principal e também alguns da chamada “equipe de transição”. Na delegação, estão os goleiros Bruno Grassi e Paulo Victor, os laterais Conrado, Guilherme Guedes, Leonardo e Raul, os zagueiros Bressan, Bruno Rodrigo e Rafael Thyere, os volantes Balbino, Cristian, Kaio e Machado, os meias Matheuzinho e Patrick e os atacantes Batista, Dionathã, Jael, Lucas Poletto e Pepê.
Na sequência do treino da delegação, o técnico Renato Portaluppi comandou os atletas que permaneceram em Porto Alegre, poupados para o desafio contra os argentinos. Com dois times em um campo reduzido, foram ressaltados aspectos técnicos e táticos para o compromisso da quarta-feira, não especificados pelo clube.
Neste domingo, às 9h30min, o grupo do Mosqueteiro se reapresenta no complexo esportivo da Arena para mais uma sessão de trabalhos com esse foco. Para a segunda-feira, a programação prevê mais uma atividade. Vice-líder do Brasileirão, com 61 pontos (dez atrás do Corinthians, campeão antecipado desde a rodada anterior), o clube tem garantida a vaga para Libertadores do ano que vem na fase de grupos, ao passo que o Santos, com 56 pontos, está em quarto lugar, atrás do Palmeiras (60 pontos).
Exposição
O Grêmio ainda nem disputou o jogo de ida contra o Lanús pela final da Libertadores, mas os torcedores já podem ver de perto a taça continental que será disputada nos dias 22 e 29 deste mês. A peça está exposta ao fundo do saguão A da Arena, localizada na entrada prinicipal da Esplanada Oeste do estádio.
A iniciativa é da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), responsável pela competição. Gremistas, admiradores do futebol e curiosos em geral podem fazer a visitação até o dia 21, das 10h às 18h. Caso vença o certame, o Tricolor chegará ao tricampeonato da Libertadores.
O primeiro título foi conquistado em 1983, contra o Peñarol do Uruguai, quando o time gaúcho era treinado por Valdir Espinosa. contava em seu ataque com o então jovem ponta-direita Renato, atual técnico do clube. Já o segundo troféu foi erguido em 1995, diante do Atlético Nacional de Medellín (Colômbia), com um time comandado por Luiz Felipe Scolari.