Por Gabriella Rocha*
O debate aberto ao público “As Escolas Após o Massacre de Suzano” acontecerá nesta quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Porto Alegre. No evento, instituído pelo vereador Mauro Zacher (PDT), juntamente com a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece), serão tratadas temáticas relacionadas à prevenção e educação para evitar que atos desse tipo se repitam. A discussão pretende, inicialmente, promover a conscientização por parte de toda a comunidade escolar local. Mauro identifica o Brasil como um país na “zona de risco” deste tipo de acontecimentos, por razões ligadas à desigualdade salarial da população, a ausência de investimentos em educação de qualidade e, também, ao abandono dos jovens pela desagregação das famílias.
A Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, além de outros órgãos governamentais e entidades, como o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise Educação e Cultura da UFRGS, participarão da atividade, que acontece no Auditório Ana Terra. As inscrições estão abertas ao público até esta segunda-feira (8), pelo e-mail (eventosbullying@gmail.com) ou pelo telefone (51) 99894.5230.
A tragédia
Durante a manhã do dia 13 de março, o Brasil e o mundo afora conheceu o município de Suzano, no estado de São Paulo. A cidade registrou o segundo maior massacre envolvendo estudantes do país. Dez pessoas – entre estudantes, professora e funcionária – da Escola Professor Raul Brasil perderam a vida no atentado cometido por dois ex-alunos.
*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas