Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2016
A arquiteta Máira Ritter, há quatorze anos no mercado gaúcho desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e corporativos, criou um serviço customizado, sob medida para quem quer renovar a decoração de forma rápida e sem a necessidade de conviver com o transtorno de uma obra. O Done, tradução da expressão “feito”, popular no Rio Grande do Sul para denotar orgulho pela missão ou trabalho concluído, possibilita realizar mudanças pontuais em qualquer ambiente no prazo de uma semana por meio de intervenções cuidadosamente planejadas.
Por exemplo, a partir do diagnóstico inicial, executado numa segunda-feira, a arquiteta garimpa peças e adereços, disponibilizando todos os itens devidamente ambientados para validação até quarta ou quinta-feira, em uma espécie de autoria compartilhada entre profissional e cliente, com margem para ajustes e entrega do projeto finalizado na sexta-feira. “O Done surgiu de forma natural, a partir da etapa final de ambientação dos espaços nos projetos desenvolvidos pelo escritório”, explica Máira. “Começamos a receber solicitações de clientes, que buscavam especificamente essa possibilidade de transformação dos ambientes, decidimos ampliar a oferta e criamos uma marca exclusiva para apresentar o novo serviço”, completa, destacando que o ponto de partida é o desejo do cliente para a seleção prévia das peças, tendo como foco a disponibilidade de pronta-entrega e com o impacto visual máximo.
O trabalho da profissional poderá ser visto na Casa Cor 2016, no Living “Ensaio da nossa casa”. O espaço de cerca de 80 m², marcado por uma ampla lareira, receberá decoração em estilo minimalista e atemporal com forte presença de materiais que remetem às casas de campo. Composto de dois ambientes, Living e Biblioteca, contará ainda com um “Fumoir” instalado na varanda. A arquiteta manteve toda a estrutura existente do telhado. O forro foi revestido com madeira, usufruindo do pé direito elevado, para valorizar a arquitetura do espaço. No piso, a madeira também se fez presente, para trazer calor e conforto, com o multilaminado Ipê Champagne, colocado em forma de espinha de peixe. A lareira construída, recebeu revestimento cimentício, material lançado este ano pela Castelatto: o Ecobrick. Móveis e luminárias de Design, como a Randon Light (Bertjan Pot/2001) da marca Moooi, e o sistema de automação de luz e som completam o espaço trazendo vigor das referências contemporâneas.