Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Decreto renova a atuação das Forças Armadas na Amazônia

Compartilhe esta notícia:

O período abrangido pelo decreto vai de 28 junho a 31 de agosto

Foto: Mario Oliveira/ MTUR
Dados do Inpe apontaram risco em área de 1.062 km2, a maior para o mês de junho desde o ano de 2016. (Foto: Mario Oliveira/ MTUR)

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta segunda-feira o decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autoriza novamente o emprego das Forças Armadas na repressão a delitos ambientais na Amazônia. O período abrangido pelo decreto vai de 28 junho a 31 de agosto. A informação é da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A renovação da atuação dos militares na Amazônia já havia sido anunciada pelo vice-presidente Hamilton Mourão no início do mês. De acordo com Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia, o custo da operação será de R$ 50 milhões. Dessa vez, no entanto, as Forças Armadas só devem atuar em municípios específicos com situação mais problemática, informou o governo, sem detalhar quais localidades serão essas.

A norma ainda estabelece que as ações dos militares serão realizadas exclusivamente em áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas, áreas federais de preservação, imóveis da União, entre outros. A ação em outras áreas somente poderá ser realizada se houver pedido do respectivo governador do estado ao presidente da República.

Desde 2019, foram autorizadas duas operações das Forças Armadas na Amazônia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente delas se encerrou em abril.

Proibição de queimadas

Em outro decreto, o presidente da República voltou a suspender a queima controlada em áreas agropecuárias pelos próximos 120 dias. A medida é semelhante à que foi adotada nos últimos anos para tentar reduzir incêndios ambientais.

Segundo o MMA (Ministério do Meio Ambiente), os dados recentes da Plataforma de Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam grande quantidade de focos de queima no primeiro semestre deste ano, não apenas na Amazônia, mas também em outros biomas, como o Pantanal. Historicamente, reforça a pasta, a maior incidência de focos de queima nessas regiões ocorre entre os meses de julho e outubro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Partidos querem formalizar pacto que rechaça o voto impresso
Rio de Janeiro autoriza que grávidas que tomaram a vacina da AstraZeneca na primeira dose recebam a da Pfizer na segunda
https://www.osul.com.br/decreto-renova-a-atuacao-das-forcas-armadas-na-amazonia/ Decreto renova a atuação das Forças Armadas na Amazônia 2021-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar