Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de setembro de 2023
A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre alerta para instabilidades climáticas que ganharam força no Estado, trazendo possibilidade de temporal isolado e chuvas volumosas (50 a 120 milímetros diários) entre a manhã deste sábado (2) e o final de segunda-feira (4). Também há chance de trovoadas e rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora, além da queda de granizo.
O motivo é a influência de uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade que chega da Região Norte do País, com posterior formação de um ciclone sobre o mar.
O alerta é preventivo e segue a previsão da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil Estadual para todo o Rio Grande do Sul. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.
Orientação geral
Em caso de dúvidas e emergências, qualquer cidadão pode ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). A Defesa Civil orienta a população a evitar sair à rua durante o período do alerta.
Para quem estiver na rua e for surpreendido, recomenda-se buscar abrigo em local seguro: “Não enfrente o mau tempo. Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização. Não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica”.
(Marcello Campos)