Quarenta e nove cidades gaúchas foram afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (13). No total, 6,1 mil pessoas foram prejudicadas, das quais 827 estão em abrigos provisórios organizados por prefeituras, segundo informações do último boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado nesta sexta (17), às 11h.
As prefeituras de Riozinho, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Cachoeirinha, São Jerônimo e Iraí estão com decretos de situação de emergência em análise de dados desde quinta-feira (16), em razão dos estragos provocados pelo mau tempo. Esteio e Rolante já haviam decretado situação de emergência devido às cheias no começo da semana.
RIOS
A Defesa Civil permanece monitorando a situação dos rios Uruguai, Caí e Sinos e oferecendo assistência aos órgãos de seguranças das localidades. O aumento da vazão do rio Uruguai gerou enchentes nos municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí.
No caso do rio do Sinos, os municípios que devem receber grande vazão de água são: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Parobé. Em Montenegro e São Sebastião do Caí segue o monitoramento em virtude das inundações.
Segundo dados climatológicos, há perspectivas de sol para este sábado (18) em todo o RS, com retorno das chuvas na tarde de domingo (19).
Qualquer informação ou pedido de auxílio pode ser encaminhado pelo telefone 199.