Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2024
Gestores estaduais e municipais atuam em resgate de famílias quilombolas em Arroio do Meio
Foto: Divulgação/Secom RSA Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou, no sábado (11), a entrega de kits de alimentos e água potável para três comunidades indígenas no Vale do Taquari. A ajuda humanitária foi levada a aldeias em Tabaí, Estrela e Lajeado. Aproximadamente 240 pessoas foram beneficiadas.
Para a Aldeia Coqueiro, localizada às margens da BR-386, em Estrela, o órgão destinou cerca de 30 kits contendo itens como feijão, arroz, açúcar, massa e óleo de soja para atender às necessidades das 40 famílias que residem no local.
Na Aldeia Foxá, localizada em Lajeado, a Defesa Civil ampliou o alcance da assistência, entregando suprimentos suficientes para atender 160 pessoas. A Aldeia de Tabaí também deverá ser atendida, com kits e água para suprir cerca de 40 pessoas.
A Comunidade Quilombola de Arroio do Meio foi resgatada pelas equipes da Defesa Civil e está sendo assistida pelo município. As cinco famílias residentes foram retiradas por estarem em área de risco. Cerca de 30 pessoas estão na Escola Itororó, na localidade de Palmas, e receberam kits e viandas, além de toda a assistência humanitária.
A Defesa Civil do Estado montou um gabinete de crise junto ao Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Montanha. O órgão faz o levantamento das necessidades regionais e conduz estratégias de suporte aos atingidos pelas enchentes.
Centro de doações
Há oito dias, a Defesa Civil estadual colocou em operação o Centro de Doações Regional, no Esporte Clube União, em Lajeado. O local recebe doações, distribui os itens entre os atingidos na cidade e abastece os centros de distribuição de Arroio do Meio, Encantado e Estrela.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul