Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2024
O comunicado destaca a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de temporais isolados, que podem causar alagamentos urbanos e pequenos extravasamentos em rios
Foto: Alex Rocha/PMPAA Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta meteorológico válido a partir do final da manhã desta terça-feira (19) até o fim da tarde de quarta-feira (20).
O comunicado destaca a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de temporais isolados, que podem causar alagamentos urbanos e pequenos extravasamentos em rios e arroios da Capital.
Nesta terça, um sistema de baixa pressão irá favorecer a formação de chuvas moderadas a fortes, com acumulados variando entre 20 e 40 milímetros ao longo do dia. Há risco de temporais isolados e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora.
Durante a quarta-feira, o cenário de instabilidade persiste, com acumulados previstos de 60 a 85 milímetros em Porto Alegre e Região Metropolitana. As rajadas de vento podem aumentar, atingindo velocidades entre 50 e 70 quilômetros por hora, ampliando o risco de transtornos, como queda de árvores e cortes de energia elétrica.
A Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências), formada por órgãos governamentais e instituições parceiras, estarão prontas para adotar medidas emergenciais e prestar socorro à população em caso de necessidade. As equipes estarão de prontidão para o restabelecimento da normalidade nas áreas afetadas.
Recomendações:
Fique atento a alterações nas encostas e possíveis deslizamentos. Em caso de necessidade, busque abrigo seguro junto a parentes ou nos locais disponibilizados pela prefeitura.
Evite transitar em áreas propensas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Não enfrente o mau tempo e mantenha distância de postes, árvores e placas de sinalização.
A Defesa Civil de Porto Alegre segue monitorando as condições climáticas e recomenda que a população se mantenha informada. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.