Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Defesa Civil estadual passa a disponibilizar à população imagens geradas pelo radar meteorológico instalado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

É possível acompanhar em um mapa do território gaúcho as mudanças nas condições meteorológicas.

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
É possível acompanhar em um mapa do território gaúcho as mudanças nas condições meteorológicas. (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)

A partir desta quinta-feira (17), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul permite o acesso da população às imagens geradas pelo radar meteorológico instalado em Porto Alegre. O equipamento monitora uma área de 150 quilômetros de raio em relação à capital.

Por meio do site da Defesa Civil, é possível acompanhar em um mapa do território gaúcho as mudanças nas condições meteorológicas na área abrangida pelo radar.

As imagens mostram a condição atmosférica do momento em uma determinada região e são atualizadas a cada cinco minutos. As cores que aparecem quando há sistemas meteorológicos atuando se referem à refletividade, a qual é medida em decibéis de refletividade (dBZ) e indica a intensidade de precipitação.

A escala de cores utilizada no mapa varia do azul ao preto. As cores azul e verde indicam chuva fraca; amarelo e laranja, chuva moderada; vermelho e rosa, chuva intensa. Quando a cor estiver entre o roxo e o preto, isso significa que há chuva muito intensa.

A análise do significado das imagens é feita em conjunto com dados de outros sistemas de monitoramento. Ela é realizada 24 horas por dia pela equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil. Quando são identificados riscos, são emitidos os avisos e os alertas para prevenção e preparação da população.

Esse tipo de radar, importado da República Tcheca, traz informações de nowcasting, melhorando significativamente a previsibilidade de eventos como ventos e chuvas intensas, granizo, tornados e microexplosões, por exemplo, em intervalos chamados de curto e curtíssimo prazo (intervalos que podem ser de doze até menos de uma hora antes do fenômeno).

O material foi posicionado junto ao Morro da Polícia em 8 de agosto de 2024, quando foi ligado e conectado para início de sua calibragem.

O governo do Estado publicou em 7 de abril o edital para contratação de mais três radares meteorológicos, que irão atender às regiões Oeste, Serra e Sul. O pregão está previsto para a próxima quinta-feira (24). Com os novos equipamentos, todo o Rio Grande do Sul estará coberto por esse tipo de monitoramento. O objetivo da contratação é qualificar a prestação do serviço de monitoramento meteorológico, aprimorando a gestão de riscos e desastres da Defesa Civil estadual.

De acordo com a Defesa Civil, também é muito importante que a população acompanhe as informações nos canais oficiais e se cadastre pelo número 40199 para receber os alertas diretamente no celular.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

O Brasil barrou a entrada de 69 americanos desde que voltou a valer a reciprocidade de visto para turistas dos Estados Unidos
Em dois dias, mais de 20 condutores são flagrados em Porto Alegre com habilitação irregular
https://www.osul.com.br/defesa-civil-estadual-passa-a-disponibilizar-a-populacao-imagens-geradas-pelo-radar-meteorologico-instalado-em-porto-alegre/ Defesa Civil estadual passa a disponibilizar à população imagens geradas pelo radar meteorológico instalado em Porto Alegre 2025-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar