A Páscoa é ocasião de degustar chocolates, e Fernando Seixas, diretor da Taylor´s, uma das maiores produtoras mundiais de vinho do Porto, selecionou algumas harmonizações perfeitas para cada tipo.
Para aqueles preparados à base de leite, o vinho Taylor´s 10 Anos é o mais indicado. Os aromas do chocolate, do leite e da baunilha contrastam com a fruta do vinho.
Aos fãs de chocolate amargo, categoria na qual me incluo com o maior entusiasmo, o Porto indicado é o Taylor´s Late Bottled Vintage, uma vez que este chocolate é mais consistente e possui menos teor de gordura e doçura. Assim, o sabor do chocolate não sobressai ou anula o do vinho. Taylor´s LBV é um vinho especial e já pronto para o consumo, sem necessidade de envelhecimento. Deve ser servido num cálice não muito pequeno, para que se possa apreciar totalmente seu sabor frutado.
Aos apreciadores do chocolate branco, de doçura e textura cremosa, a melhor combinação fica com o Taylor´s Tawny. Um vinho versátil que pode ser apreciado tanto antes das refeições, como aperitivo, ou após, devido à sua suavidade e ao seu caráter trufado, com pequeno toque de madeira. Harmoniza muito bem com chocolates com amêndoas. Deve ser servido em baixa temperatura.
A respeito da Taylor’s: foi criada em 1692, e é a mais conhecida produtora de vinhos do Porto. É uma empresa portuguesa familiar com o compromisso de permanecer independente e de conservar uma herança inestimável de experiência e capacidade transmitida através das gerações na produção de vinhos excepcionais. É referência do vinho do Porto Vintage, pois detém uma das maiores reservas de vinhos raros envelhecidos em casco, da qual se destacam os distintos vinhos do Porto Tawny de idade, e também é conhecida como a criadora do LBV (Late Bottled Vintage), um estilo no qual a empresa foi pioneira e do qual continua a ser o principal produtor.
Garrafa do Taylor´s 10 Anos, o mais indicado para os amantes do chocolate ao leite. (Foto: divulgação)