Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas DEM pode mudar de nome para receber dissidentes de outros partidos

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já disse que vai colocar a proposta em votação mesmo se não houver consenso entre os partidos. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

É forte o movimento da cúpula do Democratas para atrair deputados dissidentes de outros partidos, ampliando sua força na Câmara dos Deputados.

Para evitar o risco de perda de mandatos dos dissidentes, o DEM estuda mudar seu estatuto e o próprio nome, tal como ocorreu quando da mudança de PFL (Partido da Frente Liberal) para o atual Democratas. O alvo inicial seriam os cerca de 18 deputados do PSB, descontentes com a direção do partido. Ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reuniu-se com um grupo de dissidentes do PSB, discutindo a ideia. A mudança de nome do DEM no entanto, encontra resistências, em especial nas direções regionais do partido.

As mudanças da reforma política

Voto em lista, voto distrital e a polêmica proposta proibindo a prisão de pré-candidatos oito meses antes das eleições, centralizam o debate em torno do relatório da proposta de reforma política na Câmara dos Deputados estão no rol de mudanças. O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) no entanto, somente será votado depois de ser discutido pela comissão especial criada na Câmara.

O autor da Lei da Ficha Limpa

O ex-juiz Márlon Reis , um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, que veta candidatura de condenado em segunda instância, considera “injustificável” o texto que proíbe a prisão de pré-candidatos antes mesmo da homologação dos seus nomes pelas convenções partidárias. Segundo Reis, a proposta é um “cavalo de Troia” , ou “Emenda Lula”, e serviria para beneficiar o ex-presidente, condenado em primeira instância na Operação Lava-Jato.

Comissão Representativa tem 10 deputados

A Assembleia Legislativa empossou os 10 membros da Comissão Representativa, e seus suplentes. Sob a presidência do deputado Edegar Pretto (PT), a Comissão atua no recesso parlamentar e tem como atribuições autorizar o governador ou o vice-governador a afastar-se do Estado, decidir sobre licenças dos deputados e convocar, com o voto da maioria dos membros, secretários para prestarem esclarecimentos.

PP cortejado pelo PSB e PSDB

O Partido Progressista, ao que tudo indica, terá que optar entre dois caminhos: aliar-se ao PSB e apoiar a candidatura à reeleição do governador José Ivo Sartori ou fazer aliança com o PSDB e apoiar a candidatura ao governo, do ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. Se fechar com o PSB, se compromete e fechar acordo para que a chapa para a disputa das duas cadeiras ao Senado tenha as candidaturas de Ana Amélia e Beto Albuquerque.

Com isso, não abriria espaço para o candidato do PMDB ao Senado, que deve ser Osmar Terra ou Darcísio Perondi.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

As surpresas da pesquisa
Sem descanso
https://www.osul.com.br/dem-pode-mudar-de-nome-para-receber-dissidentes-de-outros-partidos/ DEM pode mudar de nome para receber dissidentes de outros partidos 2017-07-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar