Ícone do site Jornal O Sul

DEM prepara eleição de 2022 no RS

Presidente Jair Bolsonaro entre o ministro Onyx Lorenzoni e o presidente do DEM gaúcho, Rodrigo Lorenzoni. (Foto: Agencia Brasil)

Embalado pelo bom desempenho de Onyx Lorenzoni, atual ministro da Secretaria Geral da presidência da Republica para a disputa ao Piratini em 2022, líder na pesquisa do Instituto Paraná, o DEM prepara uma nominata forte para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A estratégia será colar a candidatura de Onyx no presidente Jair Bolsonaro. Em Porto Alegre, já acena para a Assembleia Legislativa dentre outros, com os nomes da vereadora Nádia Gerhardt, e o atual Secretário de Obras Mendes Ribeiro Filho, ambos oriundos do MDB. Leonardo Maricato, prata da casa, oriundo da juventude do partido e atual Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico, é outro nome. O atual presidente estadual do partido, Rodrigo Lorenzoni é nome para a Assembleia, mas poderá disputar a Câmara dos Deputados, ocupando o espaço deixado por Onyx. Sobre isso, Rodrigo comenta que “sigo a orientação do ministro”.

Famurs em rota de colisão com o governo do RS

Em final de um melancólico mandato, o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), Maneco Hassen (PT), está orientando as 40 prefeituras notificadas pela Procuradoria Geral do Estado por descumprirem o decreto que determina o retorno das aulas presenciais que ignorem a notificação. Após esta notificação, a PGE pretende ajuizar ações contra os municípios que continuarem desrespeitando o decreto estadual.

CPI prepara armadilha para general Pazuello

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), envolvido em processo que apura sua participação, da esposa e dos irmãos em fraude de R$ 260 milhões na saúde do Amazonas, continua lançando cortinas de fumaça para desviar o foco desse episódio. Agora, já anuncia que está tudo pronto para pedir a prisão do general Pazuello na sua próxima ida à CPI, por supostas inconsistências no depoimento que prestou dias 19 e 20 deste mês. O senador Marcos Rogério (DEM-RO), identifica “um movimento político claro na CPI, que pretende colocar “o carimbo de culpado” no presidente Jair Bolsonaro e “blindar” os governadores”.

Balanço da Operação Covid-19 das Forças Armadas

O balanço sobre o apoio do Exército nas ações de combate ao Covid-19 é do presidente Jair Bolsonaro:

“Com cerca de 34 mil militares, entre tropas e profissionais de saúde da Marinha, Exército e Aeronáutica, a Operação Covid-19 completa 14 meses com atividades de apoio à vacinação, transporte de pacientes e insumos e distribuição de kits de alimentos e higiene.”

Gaúchos mobilizados pelo apoio a Santas Casas

Teve a decisiva participação dos deputados federais gaúchos Pedro Westphalen e Jerônimo Goergen a mobilização que sensibilizou o presidente Jair Bolsonaro a autorizar a liberação de R$ 2 bilhões para as Santas Casas e hospitais filantrópicos, para compensar o aumento dos custos e a perda de receita com a covid-19. Esses recursos vão suprir a lacuna financeira deixada pela paralisação dos procedimentos eletivos, para que fossem priorizados os atendimentos aos pacientes de coronavírus. Westphalen é o atual Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas criada no Congresso Nacional.

Luciano Hang: “Esquerda odeia empreendedor e a liberdade”

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, comentou as ironias de Manuela D’Avila, Maria do Rosário e Raquel Sheherazade e Luciana Genro sobre a queda da estátua da liberdade na loja de Capão da Canoa:

“Coisas que a esquerda odeia: empreendedor que se posiciona e a liberdade. Vou dizer uma coisa para essa galera: a estátua da liberdade pode até cair, mas a gente levanta de novo, coloca ainda mais estátuas pelo Brasil, abre lojas, gera empregos e alegria aos brasileiros.”

Sair da versão mobile