Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2015
Em Nova York (EUA), a cobertura triplex da torre sul, considerada “a joia da coroa do San Remo” – as torres gêmeas do arquiteto húngaro Emery Roth (1871-1948) e ponto de referência quando se está no Central Park – entrou no mercado pela primeira vez em 25 anos. O preço pedido pela residência é de 75 milhões de dólares (cerca de 220 milhões de reais), uma quantia que, se alcançada, estabelecerá um recorde para os negócios do Upper West Side e quebrará o recorde de 26,4 milhões de dólares alcançado pela venda de outra unidade no edifício, no ano passado.
A vendedora é famosa: a atriz Demi Moore, que comprou a cobertura juntamente a seu ex-marido Bruce Willis, do produtor de “Embalos de Sábado a Noite”, Robert Stigwood, em 1990, quando também adquiriu o duplex (incluso na venda). A taxa de condomínio para a cobertura no 28 andar – que tem cerca de 700 metros quadrados, além de 150 metros quadrados de terraço e vista panorâmica para o parque, o rio Hudson e a cidade – é de quase 18 mil dólares (cerca de 50 mil reais). Ao valor é acrescido 3 mil dólares por conta do duplex conjugado.
O San Remo está localizado no número 145-146 do Central Park West. O prédio, com seus elementos terracota, saguão de mármore e torres gêmeas distintas, culminando em “pináculos” de estilo renascentista, estruturados por colunas coríntias, e coroado por lanternas de cobre com 6,7 metros de altura, foi inaugurado em 1930.
Em 1972, o San Remo tornou-se um edifício “cooperado” e, apesar de Madonna ter sido rejeitada pelo conselho, abriga outros residentes de peso como Dustin Hoffman, Diane Keaton e Steven Spielberg. “Olhamos tudo no parque, Quinta Avenida, Central Park Sul e Central Park West e não havia nada parecido. A localização, arquitetura e história do San Remo estavam em um nível completamente diferente”, escreveu a atriz em um e-mail.
Toque pessoal.
Moore e Willis, que foram casados entre 1987 e 2000 e tiveram três filhos, instalaram janelas novas e mais grossas em todos os cômodos. Eles também reformaram os interiores das duas unidades (cobertura propriamente dita e duplex), que foram dominados pela madeira de cerejeira. A sala principal tem mais de 6 metros de fachada com vista para o Central Park.
Somente um vizinho compartilha da mesma vista, mas ele está a uma torre de distância em seu próprio universo paralelo: é Bono Vox, o vocalista da banda irlandesa U2. (Folhapress)