A demolição do edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, em Porto Alegre, terá início em 8 de janeiro de 2024, conforme anunciado pelo prefeito Sebastião Melo durante o Seminário de Gestão.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura coordenará os trabalhos, que devem demorar 120 dias e estão orçados em R$ 3,79 milhões. A empresa responsável pelo serviço será a FBI, contratada via dispensa de licitação.
O cronograma prevê a demolição manual dos nove andares mais altos e de uma parte térrea junto à rua Otávio Rocha. A retirada do entulho será feira à noite, para não interferir na rotina do Centro Histórico. Concluída a demolição manual, o local será preparado para a implosão dos andares remanescentes.
Para a implosão, será isolado o perímetro e serão removidos os moradores por um período de três dias – a véspera, o dia de execução e o dia posterior – por medida de segurança.
A demolição do Esqueletão é um passo importante para o Centro+, projeto a reabilitação do território do Centro Histórico como um todo, visando retomar a função habitacional, a recuperação dos espaços públicos e a revitalização das atividades econômicas.