O Rio Grande do Sul já atingiu a marca de 1,2 mil casos confirmados de dengue. Entre janeiro e agosto deste ano, foram notificados 3.756 casos de suspeita da doença; 1.278 deles foram confirmados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), quase 30% dos casos são autóctones, ou seja, adquiridos dentro do território gaúcho. A quantidade de pessoas que contraíram a doença não atingia níveis tão altos desde 2016, considerando este mesmo período de tempo.
A maioria dos casos confirmados está na capital e nas cidades da Região Metropolitana, como Canoas e Esteio. Os municípios do norte, como Ijuí, Três Passos e Sarandi também registraram altos índice da dengue. Por ser uma doença sazonal, este não é um período de pico, que costuma atingir altos níveis em meses mais quentes, como entre novembro e maio. O ano de 2019 já é o terceiro com mais casos notificados na década.
Como prevenir a dengue?
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Cuidados
Caso observar o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria. Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.